MundoNotícias

A capital de Cuba está literalmente desmoronando

Moradores de Havana enfrentam um grave problema habitacional. Prédios centenários desabam constantemente. A ditadura comunista parece não se importar.

Rafael Álvarez estava acordado às 6h30 para esquentar o leite de sua filhinha quando ouviu o som de pedras caindo.

Foi quando o andar abaixo de nós se soltou. Ficamos pendurados no ar, depois caímos no abismo.

Álvarez, 41 anos, um padeiro, ficou soterrado até a cintura por escombros. Sua mãe, filha e outras duas pessoas foram mortas quando o edifício de 101 anos desabou.

“Salve os bebês!”, Foram as últimas palavras de sua mãe, ele disse.

Em Havana, capital de Cuba, os mesmo prédios que atraem milhares de turistas também caem no chão todos os anos. As causas dos colapsos variam desde o clima até a negligência da ditadura comunista para renovações estruturais.

Carlos Guerrero, de 45 anos, disse que ele e sua família vivem “como cães assustados” em um edifício em ruínas ao longo da Merced Street.

Os vizinhos dizem: “Saiam de lá! Vai entrar em colapso!”

Isso faz com que você se sinta como se estivesse morando debaixo de uma ponte”, disse Guerrero, que promete pegar um facão e buscar vingança contra os funcionários da ditadura se algo acontecer com sua esposa e três filhos.

Cerca de 3.856 desabamentos parciais ou totais de edifícios foram registrados em Havana de 2000 a 2013, não incluindo 2010 e 2011, quando nenhum registro foi arquivado.

Os desabamentos pioraram uma já severa escassez habitacional. Havana, por exemplo, apresentou um déficit de 206.000 lares em 2016, de acordo com números oficiais.

A crise imobiliária é um dos desafios mais urgentes do novo ditador cubano, Miguel Díaz-Canel, que prometeu melhorar as condições de moradia após assumir a nação comunista de 11 milhões de pessoas em abril.

cuba

A quantidade de prédios em péssimas condições na capital de Cuba é alarmante.

Fonte: Tarciso Morais – Renova Mídia

Ver mais

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Artigos relacionados

11 Comentários

  1. E ñ se importam mesmo!
    Descaso total com um patrimônio da humanidade.
    Estive lá em 2013.
    Vi famílias morando em prédios rachados (ruínas!), que, do lado de fora, dava para ver as moradias por dentro. Miséria, promiscuidade, risco de vida.

  2. Disculpa eso es una parte del capital de la havana,por en la havana vieja en la zona colonial tiene muchas cosas restaurada.centto havana que colinda con hava vieja son construciones antigas qye se deterieron.eso no es la capital de la havana dos muncipio de la capital.nuevo vedado.plaza revolucion.vedado tie playa .10 de octubre.siboney .vivora par.mantilla.cerro
    Boyeros.esk es la capital de la havana.no yiene nada ver con socialismo.hay muchos municipios san agustin.santa fe .como se vas muchas ciudades hay lugares con problema vas brasil estan favelas son muy antiga.aqui en mozambique .es asi dejen socialismo tranquilo.

  3. Mais médicos cubanos poderia ter sido trocado pelo Mas pedreiros Brasil. Parece que as construções cubanas precisam de profissionais também. Que situação vive esse povo de Cuba…

  4. Acontece que para criticar é falar besteiras sobrando demais as fofoqueiras (o) é muito gostoso falar os demais é não olhear seus próprios problemas, Cuba não tem moradores de ruas não tem cracolandia não tem meninos bandidos sim escolas não tem políticos que roubam legalmente o dinheiro do bolso da persoa trabalhadora não tenho o assassinato de mulheres em Cuba as pessoas tenhem mais validade quê um cachorro infelizmente no Brasil é o contrário escutem a canção de McCann garden é escutaram em sua música as infelizmente realidades de Brasil,só uma dica lave sua boca com água é sabom antes de criticar um país tenham vergonha

  5. SR. Gilberto Jerez, isto por que deva ser melhor morar na rua ao invés de morrer soterrado. Então tem cracolândia por que o povo não tem dinheiro para comprar. Se lá é tão bom, o quê você faz no Brasil?

  6. A FAMÍLIA CASTRO NÃO IRÃO INVESTIR UM CENTAVO EM CONSTRUÇÃO DE NADA, MESMO QUE TENHAM DINHEIRO DO BRASIL, CHINA ETC, O NEGOCIO É O POVO IR ASSASSINADO TODOS OS INFILTRADOS DO PARTIDO NA SOCIEDADE. UM A UM….

  7. Infelizmente Obrador no México, vai bancar esses médicos cubanos (ditadura de Fidel), Cuba conquistou mais um apoiador, acho q a Venezuela ainda volta ao normal antes de Cuba, acho q Cuba não tem jeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close