A paulada de Moro na bandidagem

Sérgio Moro


Homicídios caíram 21,3% em relação a 2018, enquanto estupros diminuíram 11,9%. Polícia já apreendeu mais de 60 toneladas de cocaína

Uma das principais bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o combate à criminalidade já surte efeito, e o resultado é comprovado em números. De janeiro a maio deste ano, todos os nove tipos de crimes catalogados como os mais relevantes tiveram redução significativa, segundo dados registrados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), plataforma do Ministério da Justiça com informações dos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal. Os registros de homicídios dolosos caíram 21,3% em comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 20.593 para 16.198 casos.

De acordo com dados do Sinesp, os cinco primeiros meses do ano registaram ainda queda de 23,7% nos latrocínios (roubo seguido de morte), 11,9% nos estupros, 8,2% nas tentativas de homicídio e 2,2% nos crimes de lesão corporal seguida de morte. A redução também foi expressiva nos crimes de roubo à instituição financeira (queda de 38,4%), roubo de carga (-24,9%), roubo de veículo (-26,7%) e furto de veículos (-10%).

Confira a reportagem completa na Revista Terça Livre

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

40 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Vamos teorizar um pouco sobre o tema .
    Porque as esquerdas protegem a bandidagem ?
    É que , completamente errado , estes microcéfalos acham que os pobres são pobres porque quem é rico , roubou a grana deles . Então assaltar um bacana e levar tudo o que ele tem , seria uma tal ” justiça social “. Tudo isto é a mais renomada bobagem.
    Mas estamos em tempos bicudos . Se os tempos estivessem melhores , muitos meninos estariam lavando peças com gasolina em oficinas da periferia , estariam empilhando caixas e lavando o chão de mercadinhos e por ai vai. Mas isto não está acontecendo , porque até aquele dinheirinho que pagaria estes garotos por este trabalho simples , faz falta . E os garotos estão desocupados , mas continuam querendo dinheiro . Só sobra o crime. E depois que alguns vão por este caminho , não voltam mais. E na cadeia passam e defender organizações criminosas mais poderosas e se tornam bandidões perigosos.
    Estão vendo como é bom para o Brasil meninos lavarem peças com gasolina e varrerem o chão de mercadinhos perdidos na longínqua periferia? Não há cor politica na coisa , mas só uns trocados para comer pizza ou tomar um sorvete . Simples assim.

  • A redução dos homicídios talvez seja ruim. São menos bandidos matando bandidos ou menos bandidos matando cidadãos?

  • Aqui em sampa, a muito a criminalidade vem sendo reduzida, tenho certeza nada que tenha sido por conta deste fantoche.

  • Números favoráveis, não obstante o trabalho de tantos contra o esforço do executivo para combater o crime, a começar do Congresso que, na cara dura, tem a desfaçatez de aprovar uma absurda lei contra o “abuso de autoridade” (quem diria?, de autoria do multi-investigado, Renan Calheiros) e, por outro lado, de dificultar, escandalosamente, a aprovação do pacote anticrime de Sérgio Moro. Certamente, aí, agindo em causa própria. Pobre País que tais filhos tem, velha frase mais do nunca aplicável hoje.

  • Só faltou a matéria indicar as medidas do governo federal que ensaiaram tais números. O que efetivamente o governo federal fez que impactou a redução dos estupros, por exemplo?

  • Deixem de serem mentirosos pow pow venha aqui pros lados do norte e nordeste pra vocês ver o tanto de homicídios que acontece todos os dias onde que esse ministro de araque deu paulada em ninguém ele tá perdendo feio só defendendo os bandidos do 01 02 e 03 eo próprio presidente conversa pa boi dormir

  • onde é isso rapaz? estou procurando um lugarzinho desse para morar! a vai te lascar pra lá o inbecies, vocês acha que todo mundo é trouxa assim, esse bosta desse moro não conseguiu aprovar nem um virgula desse projeto dele até agora. doido vocês estão pra ver se essa cambada de incompetentes faça alguma coisa para tirar um pouco da frustração que vocês estão sentindo.

  • Jornalismo mentiroso: Eu moro na periferia e trabalho de moto por toda a região metropolitana de Belém PA e quase não vejo cobertura jornalística nos crimes diários praticados, com ações violentas e mortes praticados por bandidos e polícia. Justiça comandada por bandido “traidor da pátria” em conluio com mídia partidária só pode resultar em enganação.

  • Alô Dona Marilia, já que você não pensa, vou desenhar.
    A bandidagem está esperta, viu que mudou completamente a mentalidade do governo, os crimes caem generalizado porquê sabem que se forem pegos, o couro vai comer. Moro já isolou líderes de facções e está estrangulando financeiramente. O homi é bão!

  • O que é que este governo fez na área de segurança pública para este site fazer esse puxa-saquismo doentio e criar essa narrativa? As taxas de homicídio estão em declínio desde 2018, bem antes da eleição de Jair Bolsonaro, no final do ano. Ele e seus apoiadores tenta receber crédito por essas quedas, mas há outros fatores que pouco tem a ver com suas atitudes. Primeiro: no que tange a homicídios, 2017 foi o pior ano do Brasil. Mais pessoas foram assassinadas naquele ano – quase 64.000 – do que em qualquer outro momento da história do país. A explosão de violência ocorreu em grande parte devido à ruptura de uma trégua entre as duas facções rivais que dominavam o tráfico de drogas no país – o PCC e o CV – e as consequentes disputas pelo controle. Além disso, a violência ainda coincidiu com um boom na produção de cocaína nos vizinhos Colômbia e Peru. O declínio parcial dos homicídios em 2018 e 2019 pode ser interpretado como uma espécie de “correção” e nada tem haver com ações desse governo desastrado e inepto.

  • Volto a dizer, que quem é contra Sérgio Moro, ou tenta prejudica-lo é bandido, ou acomunado com eles, pois só bandido tem medo dele. Eu sou trabalhador, honesto e ando na linha, logo, não temo ele nem seus projetos. E sou a favor de termos pena de morte no país. Esse vendido que estuprou e matou a moça que foi comprar fraldas pro filho, ou a que foi morta pelo bandido que se ofereceu para trocar o pneu do carro dela, não deve ter julgamento. É semente do mal e deve ser erradicado.

  • “Fake” da grossa !
    Cara , pare com isto !
    É exatamente a mesma arma que vcs usaram o tempo todo para o boçal psico-sociopata se eleger !
    E continuam com a mesma tática para meia dúzia ( 12% ) de lobotmizados acreditar e seguir este tipo de aberração que , ainda bem , cada dia está mais desmoralizada , assim como o juizeco que vcs seguem como um deus !
    Não cola mais !
    Os seus ídolos ( Bozo , Moro etc ) estão nus !

  • moro, lacaio do energúmeno, encoberta os crimes dos mandatários milicianos. E a terça livre passa o pano. Um marreco sendo idolatrado pelos patos. Tudo na mesma família, ops, esqueci que os terraplanistas não acreditam em Darwin kkkkkkkkk. Vcs são pateticos

  • Só acho que essas pessoal que faz criticas ao novo governo, São pau mandado do PT. Deixa o novo governo consertar as cagadas e robaleiras que esses bandidos do PT e esses marginais que apoiam o PT. Pessoal que critica, vê se para de quere colocar em pé do dia para noite um carro que deu perda total.

  • Acredita em coelho da páscoa e papai noel?
    Enquanto isso continuam usando celular nos presídios…
    Tá se sentindo seguro, então deixa sua mãe/esposa/filha andar sozinha na rua a noite, vai tigrada

  • A CRIMINALIDADE NÃO ESTÁ CAINDO POR CAUSA DO SÉRGIO MORO, ESTÁ CAINDO POR QUE LULA ESTÁ PRESO EM CURITIBA, ISSO QUER DIZER QUE EU SOU CHEFE DA ORCRIM ESTÁ DESARTICULADO.
    NÃO É NENHUM MÉRITO DO DR SÉRGIO MORO, MAS SIM DO LULA DA SILVA, A HORA QUE ELE SER SOLTO COMEÇAMOS DE NOVO A CRIMINALIDADE.

  • Aqui na minha cidade nada mudou, já houve três tentativas de roubo a residência, pra mim isso nunca vai mudar direita ou esquerda tudo igual somos gados!

  • Muita mentira! Até parece que a gente não ver jornais. Pena que que tem muita gente inocente que acredita nisso.

  • Fake, não foi feito nada pra isso, sobre as toneladas de cocaína, tão contando a do avião do presidente!
    Esse governo é o pai da mentira!

  • Onde será que aconteceu isso porque não estou vendo resultado nem um estou vendo principalmente mulheres morrendo a cada ora no Brasil

  • Todas estas instituição sempre estiveram no país.exército.PRF.PF..porque só agora está dando resultado ou isso é mais um fake desse neo mentiroso

  • As pessoas aí contra o governo e falando que não viu, são os bandidos, que ainda nos resta combater, mas daqui 3 anos vão estarem choramingando na cadeia ou morrendo de fome…. É gostei muito da reportagem minha mãe cuidou de 6 crianças, ela só com o trabalho braçal e ganhando 98 reais de salário mínimo na época, ou Boa parte só criou nós como lavradoura de Sobrevivência, hoje todos seu filhos formados e trabalhadores honesto ninguém virou bandido e vcs esses comuna falando que é vítima da sociedade, eu com 7 e8 anos já cuidava das hortas das plantas ajudava a plantar e colher produtos rurais esse bando de bandidos que “governaram”assaltavam o país criminalisou esse tipo de coisa, com 10 e 11 anos ja ganhava meus trocados eu ja sabia cozinhar , lavar e passar e muito e hoje é crime isso, vocês que não deixam o governo trabalhar em paz, ” JA QUE PARA VCS O GOVERNO NÃO PRESTA PRA NÓS SIM, ENTÃO FAÇA UM FAVOR DEIXA ELE SÓ ESTE RESTO DE MANDATO TRABALHER EM PAZ , COMO PRA VCS ESTAR UM LIXO É ÓBVIO QUE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VCS VÃO GANHAR ENTÃO DEIXA NÓS TRABALHAR ESSE RESTINHO DE MANDATO POR FAVOR PRA VCS VEREM”””…

  • Ele deu paulada na cabeça dele próprio? No Dellognol? Nos filhos do Bolsonaro e no presidente? No Queiroz e nas milícias carioca? Quanta bestialidade tem nessa reportagem. Fascistas do caralho

  • Pelos erros grosseiros de português, é um único petralha imbecil com nomes diferentes tentando parecer q não é um fato a matéria. Q falta tá fazendo a mortadela.

  • Deve ser milagre: tudo mudou muito nos números, sem se ter mudado nada nas causas.
    É pensamento mágico que muitos acham muito religioso. Haja bom senso.
    Os números podem ser manipulados, manipulados à vontade, e não têm orgasmos. Já ouviram falar em fake news?
    Catem-se.

  • Se vcs estão achando ruim o que Bolsonaro e moro estão fazendo tira o luladrao da cadeia pega ele as amantes e suas famílias e vão pra cuba desinfeta o Brasil que tem certeza que vai melhorar seus ipocritas imbecis do partido das trevas
    Merces

  • DENUNCIA – NOTICIA – CRIME – PEDIDO DE PROVIDÊNCIA URGENTE – AÇÃO PÚBLICA INCONDICIONADA.

    Requer que os SENADORES a “IMPRENSA” e toda SOCIEDADE BRASILEIRA e as demais AUTORIDADES COMPETENTES DIGNAS, salve essas DENÚNCIAS em seus ARQUIVOS, que pode ser acessada através dos dois LINK – URL- https://mega.nz/#!OzRRyA4B!zjrGrJPKiKpmqIZLFgB7i39OTwsaKWBdDukl5KvlHlAshttps://mega.nz/#!juxABKzR!Tg5Da5mx-8JSp-AxIERkbaTCufYq20J-ClUKBMnBuHs – bem como requer que fiscalize, acompanhe e adote as providências urgente nas DENÚNCIAS DA AÇÃO PÚBLICA INCONDICIONADA que se encontra autuada no SENADO FEDERAL, sob o n. 00200.004885/2019-88 e 00100.087582/2019-11, para que as mesma seja julgada nos termos do artigo 5º inciso LIV, LV, LVII e LXXVIII, e nos termos do artigo 52 inciso II, e artigo 71 inciso II e IV todos da Constituição Federal, e nos termos do artigo 39, 283 e 630 do Código de Processo Penal, para que seja feito JUSTIÇA”, para trazer uma resposta a SOCIEDADE BRASILEIRA.

    Pois a JUSTIÇA neste País, “NÃO” está sendo aplicada de forma equitativa, pois o CORPORATIVISMO está dominando as Autoridades Judiciarias Fiscalizadoras e essa OMISSÃO, fere a Democracia e o Estado Democrático de direito e põem em risco toda “SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA”, pois se não tiver uma CORREÇÃO já, o PODER JUDICIÁRIO, vai acabar com, o nosso Estado Democrático de direito e vai voltar os tempos da “DITADURA”, pois é somente a “SOCIEDADE CIVIL” e os membros do “LEGISLATIVO e do EXECUTIVO” que são desqualificados e presos, mais quando precisa aplicar a lei nos membros do PODER JUDICIÁRIO, ou do MINISTÉRIO PÚBLICO, os infratores são “PROMOVIDO” ao invés de ser “PRESO” e os processos são arquivados o ficam parados conforme mostra a notícia de fato junto a PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA sob. o nº. 1.20.000.000.442.2014.11 e o PEDIDO DE PROVIDÊNCIA-notícia-crime junto o CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA sob. o nº. 0005456.67.2014. 2.00.0000, Rp. nº. 457/MT. (2013/0162659-4) em tramite no SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA e AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO sob o n. 1.154.426 e o HABES CORPUS sob o n. 163114/2018 em tramite junto o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

    Veja a INICIAL DA REPRESENTAÇÃO CRIMINAL, com 974 folhas, sob o n. 00200.004885/2019-88, que se encontra autuada no SENADO FEDERAL, que pode ser acessada através do LINK: https://mega.nz/#!OzRRyA4B!zjrGrJPKiKpmqIZLFgB7i39OTwsaKWBdDukl5KvlHlA – onde foram requerido pedidos para abertura da CPI – DA LAVA TOGA, e Veja também a INICIAL DA REPRESENTAÇÃO CRIMINAL com 453 folhas, sob n. 00100.087582/2019-11, que encontra autuada no SENADO FEDERAL em apenso ao feito sob o n. 00200.004885/2019-88, que pode ser acessada através do LINK: https://mega.nz/#!juxABKzR!Tg5Da5mx-8JSp-AxIERkbaTCufYq20J-ClUKBMnBuHs – onde foram requerido pedidos para abertura da CPI – DA LAVA TOGA, para ver que esses fatos que envolvem o REPRESENTANTE AUREO MARCOS RODRIGUES, são os mesmos fatos que envolvem o EX-PRESIDENTE LULA, e os mesmo fatos que envolveu o Juiz LEOPOLDINO MARQUES DO AMARAL, que denunciou o Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, por um período de (9) nove anos, até ser morto e enterrado com suas provas, pois na sua carta http://www.prosaepolitica.com.br/wp-content/uploads/2010/03/CARTA-JUIZ-LEOPOLDINO.pdf, que foi enviada à CPI – DO JUDICIÁRIO – DA ÉPOCA, o Juiz Leopoldino, que foi assassinado já reclamava do TJ-MT, STJ , STF, MPF, e do Ministério Público Estadual do Estado de Mato Grosso.

    Portanto requer que as AUTORIDADES COMPETENTES, adote as providências urgente nas DENÚNCIAS DA AÇÃO PÚBLICA INCONDICIONADA, para que sejam julgadas, nos termos do artigo 5º inciso LIV, LV, LVII e LXXVIII, e nos termos do artigo 52 inciso II, e artigo 71 inciso II e IV todos da Constituição Federal, para que seja feito JUSTIÇA”, para trazer uma resposta a SOCIEDADE BRASILEIRA, pois a POLICIA FEDERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO, tem elemento e prova suficiente para abrir a caixa preta do Poder Judiciário Brasileiro e punir os infratores, que vem proferindo decisão contra o Direito em afronto a Constituição Federal, para favorecer criminosos em processo Civil e Criminal, com direito de pessoas INOCENTES.

  • Melhor governo em 30 anos de roubalheira, descaso, esquerdismo e corrupção.
    Seguir a China. Propor um plebissito pra criar Pena de morte pra político corrupto ou corruptor.

  • pra quem defende bandido quando for assaltado por eles dá um beijo no rosto deles e diga “parabéns por ter me assaltado” e passe todo o dinheiro da sua conta bancária alegremente para a conta deles. parece que os esquerdistas sentem prazer em ser assaltado pelas “vítimas da sociedade”.

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...