Eleições 2018

Alckmin cercado pela Lava-Jato e PSDB pensa em mudanças nas eleições

A mudança de plano da candidatura de Alckmin à presidência caminha com força nos bastidores do PSDB. O que se diz nos corredores, é que Alckmin deveria abandonar presidência e vir ao senado.

Depois da repercussão negativa da investigação de caixa 2 na campanha de 2014 ao governo de São Paulo ter ido parar no TSE, os procuradores da operação Lava-Jato em São Paulo prometem abrir investigação independente. Com isso, uma possível candidatura de Geraldo Alckmin para presidente está sendo considerada muito arriscada.

Alckmin reluta, mas a possibilidade é lançar o ex-governador de São Paulo ao senado e convencer Doria a voltar a pensar na presidência. Nos bastidores, Doria teria informado que está à disposição do partido e que seguirá a orientação de Geraldo Alckmin, mas prefere manter sua candidatura ao governo do estado de SP.

Essa possibilidade resolveria outro problema dentro do PSDB e seus aliados em São Paulo. Com o lançamento de Dória ao governo do estado, o acordo e a aliança com o PSB de Marcio França, atual governador de SP com a saída de Alckmin, ficou abalada. Em 2014, o acordo era o de apoiar a eleição de Marcio França (PSB-SP), então vice na chapa, na eleição de 2018 já que Alckmin não teria mais possibilidades de concorrer.

A possível mudança de trazer Alckmin para concorrer ao senado, além de manter o foro privilegiado em caso de vitória, resolve outro problema que é a falta de nomes que o PSDB tem para o pleito. Nas eleições de 2018, serão duas vagas de senador por estado e muitos dentro do PSDB dão como certas a garantia de uma delas.

Procuradas pelo canal Terça Livre, outras lideranças do PSDB do estado de São Paulo não confirmaram a possibilidade de mudanças e dizem como certa a candidatura de Alckmin à presidência.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Caros,

    uma dúvida: alguém poderia confirmar que a legislação eleitoral previa (até as eleições de 2014/2016) a votação em célula de papel quando a urna eletrônica falhasse e não houvesse outra urna eletrônica para substituí-la.

    Excelente Site !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close