Alexandre Garcia fala sobre o verdadeiro jornalismo: “Nossa causa é a verdade”



O Terça Livre entrevistou nesta quarta-feira (22), em uma edição especial do Boletim da Manhã, o renomado jornalista Alexandre Garcia.

O tema principal da conversa foi a mudança no jornalista brasileiro no decorrer dos anos. Alexandre disse ter vindo de um jornalismo estilo “americano”, não apenas na técnica, mas o jornalismo que prezava pela confirmação de fontes, da discussão da verdade ou não verdade.

“Hoje a rede social deu mais pressa a isso e o pessoal não tem tempo de conferir. Por causa de uma militância, está se tornando algo parecido com aquele lugar onde ficava a fonte de água nas cidades medievais: Reuniam-se ali as lavadeiras e começavam a trocar informações. Não é notícia, é fofoca”, comenta o jornalista.

Alexandre Garcia afirma ainda que o jornalista deverá aceitar as redes sociais, já que hoje em dia, todo mundo virou repórter e irão vencer aqueles que prestarem serviços sociais de forma mais eficiente para os receptores. “Quem começar a mentir, será descoberto, mais cedo ou mais tarde”, pontuou.

Outro ponto importante destacado pelo, foi a crise de inteligência que acomete o sistema de ensino brasileiro. “Estamos preocupados em discutir juíz de garantias, enfraquecer pacote anticrime e esquecendo o valor da ciência e tecnologia. A China, daqui a pouco, estará em terceiro lugar entre os melhores países do mundo. Isso porque tem investido pesado em ciência e tecnologia”, salienta. “Eu implico muito com essa história de professor se chamar de educador. Educador é pai e mãe. Avó, avó, tio e tia. O resto é ensino, ensinar a pensar, estimular. Assuma o seu filho. Eduque-o e sobretudo, não deixe que o Estado eduque seu filho, porque a gente não sabe para que lado vai o Estado”, acrescentou.

A entrevista completa você pode conferir no canal do Terça Livre no Youtube:

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...