Amado Boudou, ex-vice de Kirchner tem prisão confirmada

Boudou Lula


A Justiça argentina confirmou nesta quarta-feira (22) a pena ditada ao ex-vice-presidente Amado Boudou (2011-2015), condenado a 5 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e negociações incompatíveis com o exercício da função pública.

A Sala IV da Câmara Federal de Cassação Penal, composta pelos juízes Mariano Hernán Borinsky, Juan Carlos Gemignani e Gustavo Marcelo Hornos, declarou “inadmissível” o pedido de revisão de pensa da defesa, após a conclusão em 7 de agosto do julgamento no qual foi condenado pela compra irregular a gráfica de impressão de papel-moeda Ciccone.

Os magistrados também confirmaram a pena de 5 anos e meio de prisão para José María Núñez Carmona, considerado “partícipe necessário” desses crimes, e a de 4 anos e meio para Nicolás Ciccone, ex-dono da empresa e “autor criminalmente responsável” de corrupção ativa.

Estes três veredictos, publicados na página do Centro de Informação Judicial, coincidem com a decisão do Tribunal nº 4, que já tinha rejeitado as solicitações de libertação apresentadas pelas defesas, ao considerar que os recursos não apresentam “a devida fundamentação requerida”.

Segundo o Tribunal, quando Boudou desempenhava a função de ministro de Economia em 2009, adquiriu junto ao seu sócio uma gráfica de impressão de papel-moeda que havia declarado falência – Ciccone Calcográfica – com o objetivo de imprimir notas e documentação oficial.

O ex-vice-presidente de Cristina Fernández (2007-2015), que foi detido em 7 de agosto após a leitura da sentença, se declara inocente e vítima de uma perseguição política por querer “transformar a realidade” do país, tal e como defendeu durante as suas alegações por escrito.

Em paralelo, Boudou é processado, além disso por, entre outros delitos, suposto enriquecimento ilícito mediante lavagem de dinheiro.

Fonte: Renova Mídia

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

Comente

Clique aqui para comentar

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...