fbpx

#AMaiorAçãoDoMundo começou

Emerson Grigollette 7
 


Teve início nesta segunda-feira (27/7) a iniciativa jurídica que ficou conhecida como A Maior Ação do Mundo. Ela consiste em denunciar no exterior através de relatos e notas as violações de direitos humanos fundamentais e agressões aos direitos dos advogados no exercício da ampla defesa que constituem em última análise na ruptura da própria democracia.

Ontem, 27, completaram 70 dias que os advogados dos acusados no inquérito 4781, também conhecido como “inquérito das Fake News” e apelidado de “inquérito do Fim do Mundo” não tem acesso à integra do processo.

Os ativistas usarão as hashtags #AMaiorAçãoDoMundo e #TheGreatestLawsuitintheWorld em campanha virtual nas redes sociais.

A ação será enviada à Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgãos, grupos ativistas, representantes de entidades de classe e jornalistas de todo o mundo.

A programação da ação está divida em quatro partes:

  1. Protocolos realizados entre os dias 27 e 30;
  2. Petições protocoladas serão liberadas até o dia 31;
  3. Protocolos serão compilados e protocolados junto a Secretaria de Direitos Humanos representada pela Ministra Damares Alves e nos Habeas Corpus em curso e na ADI proposta pela AGU;
  4. Os advogados continuarão acompanhando as respostas dos notificados.

Emerson Grigolete, advogado do jornalista Bernardo Küster, um dos censurados por ordem do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito 4781, gravou um vídeo em inglês e legendas em português explicando a situação.

Confira

 

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...