Anvisa publica lista de agrotóxicos que serão reavaliados

 


Nesta segunda-feira (26), a Anvisa divulgou a primeira lista de ingredientes ativos de agrotóxicos que terão reavaliação toxicológica a partir de uma metodologia própria do órgão.

De acordo com a Anvisa, a lista foi estabelecida a partir de critérios de riscos à saúde humana, em especial consumidores e trabalhadores rurais. Entre eles, estão o risco de causar câncer, alterações no DNA humano, mutações, problemas reprodutivos e endócrinos, entre outros.

Segundo o órgão, a partir deste novo ciclo, as listas serão definidas com base em avaliação objetiva, com a utilizando de uma pontuação de risco para definir os agrotóxicos com prioridade de reavaliação.

Veja abaixo a lista de ingredientes ativos selecionados para reavaliação Os sete selecionados para a nova avaliação são usados em 180 produtos diferentes.

As reavaliações terão início com a publicação de edital de convocação das empresas com registro de agrotóxicos para apresentação dos dados de segurança atualizados. O tempo de análise de cada processo de reavaliação vai variar de acordo com o número e a complexidade dos estudos apresentados para cada produto.

A Anvisa esclareceu ainda que os agrotóxicos selecionados não serão reavaliados ao mesmo tempo. O primeiro edital de início da reavaliação para a apresentação dos dados de segurança do Carbendazim (o primeiro da lista) deve ser publicado em dezembro, com prazo de até seis meses para a entrega dos estudos.

O segundo edital, do Tiofanato Metílico, será publicado em janeiro. A partir daí as próximas reavaliações serão abertas à medida que as análises anteriores forem finalizadas.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Bruna, peço que avalie não utilizar o termo agrotóxico . Pois isso faz parte do jogo semântico dos terroristas ambientais. O termo correto é Defensivos Agrícolas ou Agroquímicos. – Parabéns pelo bom trabalho no Terça Livre. Fique com Deus.

  • Fica tapando sol com peneira? Hoje o maior problema não está na agricultura? É fácil acreditar nas Ongs manipulados pelos grandes interesses economicos? Os maiores culpados pelas contaminação por veneno na água de consumo e no meio ambiente, principalmente matando abelhas? É o ministério da saúde que autoriza as vendas de veneno agrícola para controle de insetos caseiros, nos últimos anos foi liberado a venda de veneno a base de FIPRONIL, veneno extremamente tóxico e persistente no ambiente e acumula no tecido adiposo isso e muitos outros veneno agrícola a venda em supermercado? Qualquer produto químico para controle de pragas e doenças deve ser controlado por entidade conhecedora de produto – ministério da agricultura.

  • Este ano 2019 perdi 2 primos de cancer agressivo pq teabalhava c agrotoxico na agricultura. Foi fulminante 30 dias de tratamento e partiu

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...