Arábia Saudita anuncia investimento de US$10 bilhões no Brasil



Durante encontro do presidente Jair Bolsonaro com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, nesta nesta terça-feira (24), a Arábia Saudita anunciou investimento de US$10 bilhões no Brasil, via Fundo de Investimento Público (PIF).

Para o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o acordo é resultado da confiança que vem sendo gerada no exterior, que constrói a percepção do Brasil como grande destino de investimentos. 

O país foi o sexto a receber recursos do fundo soberano árabe – logo após Japão, Estados Unidos, França, África do Sul e Rússia. O montante foi o mesmo aplicado na Rússia. 

Ainda segundo Ernesto Araújo, o resultado em si mesmo tem uma grande importância e, ao mesmo tempo, tem também capacidade de gerar uma outra dinâmica de investimentos. “Todos estão percebendo que o Brasil é incomparável em taxa de retorno.”, disse o ministro. 

O prazo e as áreas de investimentos ainda serão definidos. Para isso, um conselho será formado nos próximos meses com participação de representantes dos governos e da iniciativa privada dos dois países.

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, comemorou a notícia: “temos economias que são complementares e essa é uma notícia extraordinária para o nosso país. Demostra que toda a estratégia internacional que foi montada pelo ministro Ernesto e que vem sendo cumprida pelo presidente faça com que o Brasil seja uma das maiores e melhores economias do mundo.”

Segundo Lorenzoni, esse cenário apresenta perspectiva de crescimento não apenas com investimento brasileiro, mas também com apoio internacional. Uma das intenções é que os recursos do fundo sejam usados em obras de infraestrutura como a ferrovia Ferrogrão, entre Mato Grosso e Pará.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Saudades da época que o Brasil era rico e não precisava receber investimentos e patrocinava portos, aeroportos, etc……SQN

  • Quanta diferença.
    Nos governos petralhas além de roubarem o nosso dinheiro ainda faziam benfeitorias pelo mundo vermelho afora , enquanto nossa infraestrutura ficava largada as traças.
    Más agora o quadro mudou. Enquanto Tarcísio se vira nos trinta para fazer milagres nas nossas estradas com grande ajuda do EB. Nosso mito fecha parcerias comerciais com o mundo enquanto atraí investimentos bilhonarios para o nosso país. E olha que é só o primeiro ano. Contra tudo e todos . Avante BRASILLLLLLLL
    Deus seja louvado.

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...