Associação diz que novo PGR não pode ser indicado segundo critérios de ‘alinhamento’ com Governo



Em nota divulgada nesta segunda-feira (19) a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) disse que o Procurador Geral da República não ser indicado segundo critérios de “alinhamento” com projetos ou ideias do governo.

A ANPR alegou ainda que a escolha do PGR não deve servir a “propósitos pessoais” e que “qualquer tentativa de interferência indevida tem impacto negativo no combate ao crime, à corrupção, e na garantia dos direitos fundamentais”.

De acordo com a Associação, os membros do Ministério Público Federal (MPF) “possuem independência funcional, garantia imprescindível ao exercício de suas relevantes atribuições sem interferências externas. O tributo à independência e à autonomia do MPF se concretiza, também, com o respeito às escolhas da classe. Um PGR com legitimidade interna, que tenha exposto opiniões e ideias em público, é fundamental para o atingimento dos fins constitucionais da instituição e para os objetivos da República Federativa do Brasil”.

Vale ressaltar que a indicação para o cargo cabe ao presidente Jair Bolsonaro. O indicado será submetido a uma sabatina pelo Senado e só assumirá se for aprovado. O mandato de Raquel Dodge acaba em 17 de setembro.

“Nas últimas semanas, o noticiário nacional veicula que diversos membros do MPF, que não participaram do debate público e não receberam votação para estar na lista tríplice, estariam buscando a nomeação por meio de conversas reservadas ocorridas na Presidência da República. Não sabemos, nós e a população brasileira, quais são seus planos, ideias e compromissos para comandar a instituição”, diz a nota.

Conforme o Terça Livre noticiou, procuradora da República Thaméa Danelon Valiengo, é candidata à Procuradoria Geral da República (PGR). O nome de Thaméa tem sido muito elogiado publicamente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e se assumir a PGR trará fôlego à Lava Jato.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

10 Comentários

Clique aqui para comentar

  • SE esses vermes ja tao reclamando imagina quando Bolsonaro nomear os dois novos ministros do STF os esquerdistas vao ter um treco kkkkkk Bolsonaro2022#

  • Imagino que indicar ex-advogado de partido político que nunca foi capaz de passar na prova de formação de juízes para um cargo no STF deve ter algum impacto negativo….

    É obvio que fazer esse tipo de indicação não é o ideal, porém é o que TODOS fazem, essa declaração só não é mais irrelevante, pois não foi corroborada por uma pesquisa do IBOPE ou Data Folha.

  • UM GENERAL 5 ESTRELAS NA PGR, por favor!

    Os alinhamentos com o pt.erroristas/pcc que esfriou, insípido, decomposto, rançoso, impróprio para os sacrifícios, é o preferido pelo indivíduos em estado mental embotado.

    A Austeridade é preciso, austeridade da mente consiste em serenidade, benevolência, silêncio, autodomínio e pureza de espírito.

  • A esquerda aparelhou tudo o que deu antes de sair da presidência ,agora meus amigos vai ser sempre um inferno para colocar um de direita em qualquer cargo .

  • Tem que ser alinhado sim ao governo. A esquerda faz isso sempre. Bolsonaro tem que colocar pessoas com os mesmos ideais, senão a esquerda cresce. Pau no lombo desses fascistas.

  • Engraçado que antes nos malditos governos esquerdopatas não tinha nota nenhuma sobre alinhamento ideológico ou político pra escolha. Estão errando é porque têm medo que o novo procurador seja alguém interessado de verdade em fazer justiça conforme a constituição.

  • Essa associação de procuradores, é non sense!

    Como avaliar o critério de “propósitos pessoais”, para escolher a nova PGR?

    Se por acaso a nova/novo PGR for cristão, se enquadra nas criticas dessa associação, portanto está desabilitada para assumir?

    É uma bobagem sem medida!

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...