fbpx

Bilionário francês promete 113 milhões de dólares para ajudar a reconstruir Notre Dame

 


Bilionário francês promete 113 milhões de dólares para ajudar a reconstruir a catedral de Notre Dame após incêndio

por JOSHUA CAPLAN | Breitbart

O bilionário francês François-Henri Pinault, presidente e CEO do grupo internacional de luxo Kering, está prometendo 100 milhões de euros (113 milhões de dólares) para ajudar a reconstruir a Catedral de Notre Dame, em Paris, depois de um grande incêndio na igreja de 800 anos, de acordo com a “Agence France-Presse”.

A Pinault possui várias marcas de moda de alta qualidade, incluindo Gucci, Yves Saint Laurent e Balenciaga, e é o marido da atriz Salma Hayek. A Forbes fixa a fortuna da família Pinault em 35 bilhões de dólares.

Um incêndio maciço tomou conta da parte superior da Catedral de Notre Dame enquanto passava por reformas na segunda-feira, ameaçando um dos maiores tesouros arquitetônicos do mundo ocidental, enquanto turistas e parisienses olhavam horrorizados pelas ruas.

O incêndio desabou a torre da catedral e se espalhou por uma de suas torres retangulares, mas o comandante dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, disse que a estrutura da igreja foi salva depois que os bombeiros conseguiram impedir que o fogo se alastrasse para o norte. A catedral do século XII abriga obras de arte incalculáveis ​​e é uma das atrações turísticas mais famosas do mundo, imortalizada pelo romance de 1831 de Victor Hugo, “O Corcunda de Notre Dame”.

A causa exata do incêndio não era conhecida, mas a mídia francesa citou a brigada de incêndio de Paris dizendo que o incêndio está “potencialmente ligado” a um projeto de renovação de 6,8 milhões de dólares na torre da igreja e suas 250 toneladas de chumbo. O Ministério Público de Paris descartou a possibilidade de incêndio criminoso e possíveis motivos relacionados ao terrorismo, e disse que o estava tratando como um acidente.

O presidente francês, Emmanuel Macron, em uma coletiva de imprensa, prometeu reconstruir a Notre Dame, e disse que irá procurar os maiores especialistas do mundo para isso.

“Eu digo isto a você solenemente esta noite: nós reconstruiremos esta catedral. Todos juntos”, declarou Macron. “E certamente faz parte do nosso destino como França e o nosso projeto nos próximos anos.”

“Vamos chamar as pessoas mais talentosas”, acrescentou. “Vamos reconstruir porque é o que o povo francês espera, porque é o que a nossa história merece. Porque é o nosso profundo destino ”.

Sobre o Colunista

Allan Dos Santos

Allan Dos Santos

Pai, empresário, jornalista e apresentador do Boletim da Manhã no canal Terça Livre TV.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Graças a Deus! E assim foi sempre, os proprios fiés contribuindo, doando.. essa é a historia da propria igreja!

  • Muitas tragédias ocorrem no mundo todo, pessoas ficam desabrigadas, feridas, pessoas ficam sem alimentos, remédios e água potável, que pena que as doações humanitárias não chegam a esse valor expressivo. A causa é menos nobre mon seigneur François-Henri Pinault

  • Ficamos tristes com o incêndio, oramos mais fervorosamente, porque Notre Dame, é como se fosse nosso lar!

    Belles esprits inspirent les autres.

  • Segundo a mídia, já se arrecadou um bilhão de dólares para a recuperação da igreja de notre dame. Está me fazendo pensar em lavagem de dinheiro. Infelizmente a causa está nebulosa.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...