fbpx

Bolsonaro deve indicar logo o ministro sucessor de Celso de Mello no STF

Nelson Jr./SCO/STF


O presidente Jair Bolsonaro deve intensificar os contatos para a indicação do substituto do ministro Celso de Mello, que decidiu antecipar a aposentadoria no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Ele deveria deixar a corte no dia 1º de novembro, quando completa 75 anos, mas por razões de saúde vai sair 20 dias antes, em 13 de outubro.  

Bolsonaro já disse que o novo ministro terá perfil conservador e deve tomar uma decisão rápida. O indicado ainda terá que ser sabatinado em uma comissão do Senado e aprovado pela maioria em votação no plenário.

Até agora, segundo a grande mídia, os nomes mais cotados para a vaga são Jorge Oliveira, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; André Mendonça, ministro da Justiça; José Levi, chefe da Advocacia Geral da União; Augusto Aras, procurador-geral da República; o ministro do STJ João Octávio de Noronha; e o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Martins Filho.

“Eu, particularmente, não colocaria nenhum desses nomes. A grande mídia coloca esses nomes e fica repetindo eles para que possa ir entrando na cabeça das pessoas e ir se acostumando”, comentou Daniel Lemos. Disse, ainda: “o ministro, de fato, precisa ter douto saber jurídico, ter escrito livros, ter um currículo que realmente seja reconhecido”, por exemplo.

Respondendo uma fala de Celso de Mello, Lemos também disse na sua conta de Twitter que, “para haver cidadãos livres é preciso juízes íntegros, independentes, discretos, ‘não ser politiqueiro nas decisões judiciais, menos intervencionista em outro poder da República, não dado a vinho/espumante e que não goste de lagosta’, Celso”.

Assista aos comentários da notícia:

Sobre o Colunista

Brehnno Galgane

Brehnno Galgane

Graduando em Filosofia pela PUC-Rio, Católico e cultivador de uma narrativa que tenha sentido segundo a forma humana.

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...