Bolsonaro entrega nas mãos de Alcolumbre o novo pacote de reformas do governo



O presidente Jair Bolsonaro entregou nesta terça-feira (5), nas mãos do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, parte de um pacote de propostas elaboradas pela equipe econômica do governo para reformar o Estado brasileiro.

De acordo com as informações da Agência do Senado, são três propostas de emenda à Constituição (PEC): a emergencial, que pretende reduzir gastos obrigatórios; a do pacto federativo (Plano Mais Brasil), que muda a distribuição de recursos entre União, estados e municípios; e a que revisa fundos públicos.

As PEC são assinadas pelo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), e pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), requisito para que as propostas comecem a tramitar pela Casa.

Depois que obtiverem as 27 assinaturas de senadores necessárias para começar a tramitar, os textos começarão a ser analisados pelo Senado e, se aprovados, seguirão para a Câmara dos Deputados.

A chamada PEC emergencial institui gatilhos para conter os gastos num quadro de dificuldade fiscal. Para o governo, é necessário reduzir despesas obrigatórias e abrir espaço já no Orçamento de 2020 para realizar investimentos que resultem em benefícios para a população.

Já a PEC Mais Brasil propõe um redesenho do Pacto Federativo, com um novo arcabouço fiscal, flexibilização dos orçamentos e redistribuição dos recursos do pré-sal com estados e municípios

O governo propõe ainda uma ampla revisão dos fundos públicos na terceira PEC para liberar mais de R$ 200 bilhões hoje travados.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

20 Comentários

Clique aqui para comentar

  • galera, se tiver um debio mental ai dos MAVs, que prefiro não dizer o nome do demonio, bastam ignorar..não respondam a isto….ignorar e o melhor..alias..esquerda não fala nada q preste mesmo..kkkk

  • Aí Lopes, seu deficiente mental.

    Não só ignoro você, como que qualquer forma de diálogo com o senhor é batendo para matar.

    Vale para todos os filhas da puta deste lixo de país, independente de gênero, idade e função

    É paulada e facada, para exterminar a raça filha da puta brasileira.

    Vamos dialogar, caro Lopes?

  • Pessoal, o Lopes está certissimo, ignorem o Baccus, não deem atenção a esta especie de ser humano, na qual nem podemos chamar de ser humano e nem de animal, os animais são melhores.
    Pessoas ignorantes matam a si mesma aos poucos.
    O veneno vira contra eles, portanto não respondam NADA e nem discutam , o tempo dirá muita coisa.
    Nos somos conservadores, temos Etica, educação, empatia.

    Não digam nada.

  • Que MEDA, Babaccus!!! Tá dodói, rebelde sem calça!!! Falta de laço… Vaza VIGARISTA! Teus desejos não se realizarão… e se acontecer, no mínimo tu vai pegar uma cana brava. Aí quero te ver machão de quatro na frente do Zé do Tripé…

  • Excelente! O melhor Presidente que este país já teve está fazendo também o melhor governo!

    Bolsonaro 2022

  • Quer pagar para ver, caro José Fernando Renincke.

    Pode vir você e a PM de merda, pois acabo com todos.

    Tenho ódio suficiente para matar muito filha da puta brasileiro da tua laia.

    Até tua família merece morrer, verme subraça.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

  • Não podemos ganhar de um verme como esse Baccus. Ele vai falar ainda mais coisas absurdas. Vamos apenas continuar praticando o bem. Ele é filho de lúcifer e no mínimo estar aqui por ter sido expulso do inferno.

  • Verdade!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Oxalá tudo dê certo. Mas liberaram juízes, MP, militares e diplomatas … Viva a meritocracia desse governo que tem seus protegidos de plantão …

  • Pessoal tenham dó do Baccus , ele é um Zumbi Esquerdopata que acredita no lula inocente e na possibilidade de estocar vento como pensa a Dilma, ele precisa de um psiquiatra, talvez, ainda tenha cura!

  • Só quero ver se a tal reforma administrativa irá também repercutir sobre os altos cargos do funcionalismo público, ou só vai afetar aos serviços auxiliares ?

    Se quer cortar gastos para cumprir a meta fiscal, pq não mexem no alto clero do funcionalismo público, seja cargo ou mandato eletivo ?

    O sistema também é foda. Nem que o presidente quisesse ele se atreveria a tocar na ferida dos congressistas de Brasília, uma vez que comprometeria apoio político e eventuais votações nas duas casas do CN.

    O negócio é que no Brasil ninguem quer ceder nada, muita gente ganhando demais e trabalhando de menos dentro do próprio Estado, e o problema maior começa de cima. Mas lá de cima, a presidente e sua equipe não ousa mexer.

    E quando fala em reforma administrativa e manutenção do regime vigente, o presidente logo faz menção automática as forças armadas e aos militares. Bolsonaro super protege uma determinada categoria.

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...