Bolsonaro indica Carlos Velloso Filho para o TSE

Carlos Mário Velloso Filho


Nome foi escolhido em lista tríplice feita por ministros do STF

O presidente Jair Bolsonaro indicou Carlos Mário Velloso Filho a uma das vagas abertas de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado tem 56 anos de idade é filho do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso. Ele também é subprocurador-geral da Procuradoria-Geral do Distrito Federal. A indicação foi confirmada pelo Palácio do Planalto e deverá ser publicada na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial da União.

Velloso era o terceiro mais votado na lista tríplice encaminhada pelos ministros do STF. Ele obteve oito votos. A relação era encabeçada pela advogada Daniela Teixeira, que recebeu o apoio de 10 ministros do STF em votação secreta ocorrida na semana passada. Completava a lista o advogado Marçal Justen Filho, que obteve 9 votos.

A vaga no TSE surgiu em decorrência da posse do ministro Sergio Banhos, então substituto, como ministro efetivo, em maio deste ano. De acordo com o artigo 119 da Constituição Federal, o TSE deve ter pelo menos sete juízes, sendo três vagas dos ministros do STF, duas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e duas a serem preenchidas por advogados indicados pelo chefe do Poder Executivo. Neste último caso, quando houver vacância, o presidente da República recebe uma lista tríplice elaborada pela Suprema Corte com a indicação de nomes de advogados ao cargo.

 * Fonte: Agência Brasil

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu não sei.
    Sempre que eu penso no STF, eu penso sempre em coisa ruim. E o Bolsonaro deveria desde ontem acabar com o TSE.

  • Tudo bem.
    Deveria não ser mais a Presidência da Republica nomear, e, sim, concursado.
    Mas, a Constituição ainda não foi mudada alguns artigos!

    EXIGIMOS: ” Com visão, qualquer pessoa, organização ou nação florescerá.”

    Decretos Sagrados: ” Sem visão perecemos”.

    (Textos bíblicos).
    O Senhor o ajude com sabedoria, faça ótima missão.

  • Chora agora Daninha Teixeira, você aprendeu mais uma lição na sua vidinha. Ideologia não se confunde com defesa de direitos. Tipos iguais aos seus não deveriam nem ter sido citados na lista tríplice, tenho certeza que não foi por competência.

  • Só espero que não seja mais um maldito esquerdalha infiltrado! O peste….este povo da esquerda….é igual câncer com metástase – está em todo lugar!!!

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...