Bolsonaro se reúne com o G20 por videoconferência nesta quinta-feira



O presidente Jair Bolsonaro participa às 9h desta quinta-feira (26) de videoconferência com o G20.

A reunião de emergência irá debater os impactos financeiros e sociais causados pelo vírus chinês, além de traçar um plano de ação conjunto para ajudar os países mais emergenciais.

De acordo com o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, “formou-se o consenso de que todos os governos devem trabalhar para proteger a vida dos cidadãos e ao mesmo tempo preservar o emprego, restaurar a confiança, permitir a retomada do crescimento econômico e reduzir as perturbações ao comércio”.

“Desse modo”, continua o ministro, o “G20 (onde estão Brasil, EUA, China, Índia, Japão, europeus, Arábia Saudita, Coreia etc.) se orienta na mesma direção defendida pelo presidente Jair Bolsonaro”.

O G20, de acordo com o Itamaraty, é o principal mecanismo de governança econômica mundial. Juntos, os países do grupo representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio internacional e dois terços da população mundial.

O Grupo é integrado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...