fbpx

Bolsonaro virou Guaidó, diz Allan dos Santos

Allan dos Santos 7
 


Durante o programa Boletim da Manhã desta segunda-feira (6/7), ao comentar a prisão ditatorial do jornalista Oswaldo Eustáquio, o âncora, Allan dos Santos, comparou a situação atual do Brasil com a da Venezuela e foi enfático: Bolsonaro virou Guaidó.

Allan, ao traçar um paralelo entre o que acontece aqui e lá, afirmou que Bolsonaro é reconhecido como presidente dentro e fora do país, mas acabou se tornando de fato uma figura cerimonial, exatamente como Guaidó está na Venezuela, pois o que o mandatário brasileiro faz o Supremo desfaz, se nomeia, a Corte bloqueia, etc.

A revolta do jornalista é justificável: o Brasil assistiu este 2020 a prisão de pelo menos 10 inocentes, a violação de direitos de 11 parlamentares conservadores, inúmeras buscas e apreensões nas residências de apoiadores do presidente da República, o exílio de um ministro da Educação que foi embora do país para não acabar em uma cova a sete palmos e prossegue a marcha fúnebre nacional com um povo anestesiado enquanto um leão ruge na porta: pelo menos dois inquéritos malucos no Supremo Tribunal, uma CPMI que troca informações no âmbito destes inquéritos da Corte retroativamente, um projeto de lei que visa os mesmos fins, entre tantos outros acontecimentos que se listados seriam mais que suficientes para rebatizar o país com qualquer termo.

O jornalista também comentou indignado o tuíte de uma blogueira do Globo, Mariana Gonçalves, que no sábado, 4, relativizou a prisão política de Alejando Peña Esclusa, similar a do brasileiro, Oswaldo Eustáquio.

Allan comentou ainda a atuação de baixa eficácia das bancadas cristãs no Congresso e a falta de uma bancada conservadora. Entre as análises dos grupos que atuam em defesa do presidente, considerou a população e os militares os únicos atuantes com força para sustentá-lo no meio da guerra que acontece em Brasília.

Os militares são efetivamente o único grupo organizado e atuante no Congresso no momento, disse o jornalista.

Confira

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

Comente

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...