Cadastro Positivo: Bolsonaro sanciona lei que pode facilitar empréstimos e diminuir juros

Bolsonaro cadastro positivo
 


O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a lei que torna automática a adesão dos brasileiros ao Cadastro Positivo, nessa segunda-feira (8/4), em Brasília. A intenção da medida é facilitar a concessão de crédito, potencializar as possibilidades de consumo e investimento, e diminuir juros.

O Cadastro Positivo é o serviço que avalia o risco de crédito das pessoas físicas e jurídicas, baseado em históricos financeiros e comerciais.

As informações serão inseridas automaticamente em um banco de dados sem a prévia permissão dos clientes. O Governo estima redução em até 45% na inadimplência no Brasil, que hoje atinge mais de 60 milhões de pessoas.

O secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos A. J. da Costa, afirma que a medida pode beneficiar “130 milhões de pessoas, inclusive 22 milhões de brasileiros que estão hoje fora do mercado de crédito, embora já apresentem bons históricos de adimplência”.

se espera uma injeção de recursos da ordem de R$ 1 trilhão na economia brasileira, com impacto de aproximadamente 19% na relação crédito/PIB (de 47% para 66%)“, completou Carlos.

O Banco Central avalia que a iniciativa previne do endividamento excessivo, o que protege cidadãos e credores.

* Com informações de Agência Planalto

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

13 Comentários

Clique aqui para comentar

  • “Cadastro Positivo” é o Big Brother na sua vida financeira. Na superfície você poderá receber juros baixos e no submundo os donos do sistema financeiro internacional vão por uma lupa na sua vida se você incomodar eles (fazendo postagens no facebook por exemplo) e as suas coisas vão emperrar.

  • ESSE NEGOCIO DE “PROTEGE O CIDADÃOS E CLIENTE´´ NÃO CONVENCE…
    PROTEGE BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ISSO SIM!!

  • “Cadastro Positivo” é o Big Brother…. “PROTEGE O CIDADÃOS E CLIENTE´´ NÃO CONVENCE… Falou as crianças de 14 anos de idade que não sabem nem calcular juros simples.

  • Já implementou o reconhecimento facial, agora o cadastro positivo (crédito social). Agora me fala se o Brasil não está tratando sua população como gado.

  • Reparei que as pessoas que tentaram rebater os que criticaram o projeto não tinham argumento nenhum. Mostrem por que eles estão errados, ao invés de ficar rindo ou chamar os outros de moleque de 14 anos.

  • Para aqueles que estão fazendo criticas já existe cadastro positivo saraiva e boa vista controlados por empresas particulares que tem critérios ocultos, o que o governo esta fazendo é um publico, se quiser acessar o seus cadastros e só baixar um dos app e logar! existe também um cadastro dos bancos, se deve entra numa lista negra.

  • Eu acredito que este Cadastro Positivo vá ser uma coisa estupidamente ruim aos usuários de bancos. Já pensou, só porque uma pessoa é boa pagadora de suas contas, poder realizar uma transação financeira com juros menores? Só por causa disso? Absurdo!
    Temos que pagar o mesmo juros dos caloteiros, que fazem tretas bancárias, adquirem produtos financiados, como carro, por exemplo, pagam duas parcelas e vendem os “pokemons” da vida.
    Ah, mas e as redes de conspirações…blá, blá, blá…fala sério, alguém realmente acha que precisa de conspiração pro Brasil tá uma merda dessas? Fazemos isso nós mesmos elegendo petralhas e psolistas que dizem defender o povo, mas vem aqui dizer que o Cadastro Positivo é só para efeito de conspiração, não ajuda em nada a população.
    Realmente não há argumentos.

  • Lula Livre, Danilo preso! Quer transtorno mental mais severo? O Rosario vai brigar com mais gente. Isto é feito apelido na escola. Se o apelidado se importar, o apelido pega firme.

  • Coitado de quem pensa no Estado salvador! Você se contradizem demais. Não importa que a carga tributária TALVEZ(ninguém sabe o futuro) aumente, não importa que esse redução de juros seja apenas artificial, não importa que a inflação aumente, o que importa é que seja do governo que eu votei. Palhaçada! Agora se fosse o PT, aí vocês seriam contra. Coerência zero.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...