Câmara analisa projeto que amplia porte de armas e pacto federativo nesta semana



O projeto que torna menos rigorosas as regras para a posse e o porte de armas de fogo é o ponto de maior relevância  da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados para esta semana.

Esse é o único projeto de lei (PL 3723/19) pautado para terça-feira (29), junto a duas medidas provisórias que dependem de leitura para serem votadas. A mudança no sistema de armas está na pauta do Plenário há cinco semanas.

O proposta do relator deputado Alexandre Leite (DEM-SP) diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas; permite o porte de armas para os maiores de 25 anos que comprovem estar sob ameaça; aumenta as penas para alguns crimes com armas; e permite a regularização da posse de armas de fogo sem comprovação de capacidade técnica, laudo psicológico ou negativa de antecedentes criminais.

A pauta da semana também inclui outros temas voltados para a segurança: a criação do regime penitenciário de segurança máxima (PL 7223/06) e regras para condenar quem induzir crianças ou adolescentes à automutilação (PL 8833/17).

Lei do Mar
Outro destaque da pauta é a proposta da chamada Lei do Mar, que cria a Política Nacional para Conservação e Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro (PL 6969/13).

O texto cria diretrizes para preservação do mar e ganhou força política após a contaminação de praias nordestinas por óleo cru de origem desconhecida.

Duas MPs
Também poderão ser votadas duas medidas provisórias que trancam a pauta assim que forem lidas em Plenário: a MP 890/19, que cria o programa Médicos do Brasil, em substituição ao Mais Médicos; e a MP 894/19, que institui pensão especial para crianças com microcefalia decorrente do Zika vírus.

Pacto federativo
Outros temas da pauta são de interesse dos estados, como a proposta que autoriza a venda de créditos a receber por entes federados – a chamada securitização da dívida (PLP 459/17).

A operação permite que os entes antecipem receitas para reforçar o caixa, enquanto o investidor privado comprará o crédito com deságio ou juros a receber.

Também está relacionado ao pacto federativo o projeto que altera regras sobre o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para que alguns impostos sejam recolhidos na localidade de prestação de serviço, e não da sede da empresa (PLP 461/17).

Saiba mais sobre a pauta da Câmara nesta semana com o analista legislativo Daniel Lemos. 

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Quem quer apostar que super vingativa da Joice, do Delegado Waldir, do Franschesnni e cia votarão contra a posse e porte de armas? A sujeita fez vídeo indo atirar no stand de tiro e agora dirá que é contrária a posse e porte de armas! Eu aposto.

  • Tempo de mudanças.
    Durante o lulopetismo , o legislativo era um antro de apatia.
    Qualquer iniciativa , vinha do executivo , da cambada do Lula/Dilma , e pagando bem , eles votavam qualquer coisa. Isto é corrupção pura e simples ,e atualmente quem for pego fazendo isto , será preso e massacrado pela opinião publica . Então acabou ? Não , mas a iniciativa de corrupção não tem origem no executivo.
    Neste caso , não sobra outra alternativa do que fazer aquilo para o qual foram eleitos : fazer leis.
    Tem muita porcaria asquerosa entre as propostas , mas é como se eles saíssem à rua , sob um Sol brilhante , depois de quase treze anos nas trevas de um puteiro , no que foi transformado o Congresso durante treze anos de lulopetismo.

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...