BrasilNotícias

Câmara quer “Sistema Único de Segurança Pública”

Tramitará em urgência o projeto de lei que cria o “Sistema Único de Segurança Pública”, que deverá integrar a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, as Polícias Civis estaduais, os Corpos de Bombeiros Militares, as Guardas Municipais, os agente penitenciários e socioeducativos, e peritos. Esse “sistema único” ficará sob a guarda do Ministério da Segurança Pública, e os registros de ocorrências e as investigações deverão ser padronizados e lançados em uma rede integrada de informações.
Na teoria, é bonito. Na prática, o Brasil terá uma guarda pretoriana federal, sob as ordens do ditador do momento, no melhor modelo venezuelano!

NOTA: Segundo outras fontes consultadas pela redação, “O SUSP é nada mais do que a reorganização de alguns setores da segurança pública que amargam décadas da mais absoluta falta de estrutura. Consiste no planejamento integrado de ações, sistemas de informação e inteligencia estaduais, compra de equipamentos, melhoria nos processos, investimento em viaturas e armamento, além de proteção dos profissionais de segurança, entre outras medidas”. O texto prossegue dizendo que “estão confundindo o SUSP com a PEC 06/2017, pois esta sim prevê a unificação das polícias militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários, criando um órgão policial centralizado, que poderia ser considerada uma espécie de Guarda Pretoriana. Ocorre que essa PEC está PARALIZADA em virtude da Intervenção Federal vigente no Rio que vai até 31 de dezembro. Ou seja, a PEC não será votada. Além disso, ano que vem teremos outro governo e outro congresso”, mencionando ainda que “o nosso sistema de RGs (Carteiras de Identidade) é estadualizado. O controle não é integrado, de maneira que um marginal que esteja foragido do Piauí, uma vez abordado em São Paulo, ainda corre o risco de ser liberado pela simples falta de informação compartilhada. Com o SUSP isso acaba, logo, tende a reduzir a impunidade”

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. As coisas estão se afunilando depressa, e isso é horrível! Sistema único de segurança? eu já vi algo parecido antes… na VENEZUELA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close