fbpx

Cármem Lúcia assina cota para presidiários e ex-presidiários como presidente em exercício

Os ministros do STF Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Carmen Lúcia e Ricardo Lewandowski chegam para sessão do STF
 


De acordo com o decreto assinado na terça-feira, 24, pela presidente em exercício Cármen Lúcia, as empresas contratadas pelo governo federal para prestação de serviços devem oferecer cotas para presidiários e ex-presidiários sempre que os contratos firmados entre as partes ultrapassarem o valor de R$ 300 mil.

O governo federal alega a ressocialização de apenados.

A medida é do governo de Michel Temer (MDB) e Cármem Lúcia apenas cumpriu o que já era previsto pelo Executivo, já que o presidente passou o cargo momentaneamente.

Com o decreto, esse tipo de contratação é obrigatória e interfere diretamente nas empresas que firmam contrato com a União. Presidiários e ex-presidiários ocuparão espaços para trabalhar em consultoria, limpeza, vigilância e alimentação.

Segundo o governo federal, os editais de licitação para os serviços já serão confeccionados com a previsão para contratação de presos. E a medida se aplica a presos provisórios, presos dos regimes fechado, semiaberto ou aberto, ou ainda egressos do sistema prisional.

Num país de milhões de desempregados, o ministro Raul Jungmann disse que a oferta e emprego para presos é fundamental para criar uma possibilidade de ressocialização, ainda que para preencher essas vagas, eles acabem tirando espaços de quem não cumpre pena ou tenha cometido crimes.

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

33 Comentários

Clique aqui para comentar

  • EXCELENTE IDEIA, DEVERIAM COLOCAR VAGAS DE SEGURANÇA DE BANCOS, CORRETORAS DE VALORES E PRINCIPALMENTE DE GUARDA COSTAS DE MINISTROS, DEPUTADOS ETC KKKKKKKK

  • Quando assumiu a presidência do STF a primeira providência foi visitar presídios, nada de visitar vítimas dos bandidos ou mesmo de crianças que precisam de tratamentos caros e não tem condições de financiamento.

  • Eu estou desempregado e não tenho passagem pela polícia, talvez se eu cometer algum delito leve aumente minhas chances no mercado de trabalho.
    Parabéns #muitoconfiantenofuturo

  • Vai chegar um momento que se vc não for negro, índio, gay, presidiário ou coisa parecida vai ter que sair do país para estudar ou trabalhar. Dá nojo.

  • Os presídios, deveriam produzir manufaturados, utilizando 100% de mão de obra, de apenados. Onde, cada 3 dias trabalhados, abateria 1 de sua pena…

  • Beleza. Quantos desempregados neste país de faz de conta, endividados, com seus familiares passando necessidades, mas o desgoverno paga para apenados trabalharem, quando deveriam realocar esses recursos para a melhoria da sociedade e os presos trabalhariam para receber os benefícios já dados em suas prisões, como café da manhã, almoço, janta, energia, água, despesas de infraestrutura, gastos com salários de funcionários, pois nossos impostos pagam por isso.

  • Este país não é sério, dar cota de emprego para bandidos e deixar o desempregado honesto ao Deus dará. Segue o exemplo dos políticos ladrões e vagabundos que ganham sem trabalhar e os juízes canalhas que são condenados com aposentadoria…

  • Meus filhos estão desempregados. Não têm antecedentes crimnais. Agora bandido tem mais apouo do que o cidadão honesto.

  • Excelente ideia de deixar o ex presidiário trabalhar na vigilância…hahahaha…. Resumo da palhaçada, sempre vale a pena ser vagabundo, viver a margem da lei, não produzir para o crescimento do país…. Para o pagador de impostos sobra financiamento de 30 anos se quiser uma moradia, isso com 20% de entrada e juros no espaço, acordar 3 da manhã pra procurar emprego muitas das vezes com remuneração menor que R$1.000… Agora pra essa corja encostada que vive as custas do sangue alheio sobra habitação gratuita, bolsa auxílio de tudo que é jeito, inclusive bolsa presidiário…. Enfim o país acabou para quem produz, querem uma legião de parasitas votantes para se perpetuarem no poder…. até o dinheiro acabar, aí já era até para os encostados…

  • Puta que o pariu hein! Faz assim então, coloca um bando de criminosos presos por assalto a banco para ser vigilante de agência bancária, porra! País de palhaços do car****. Carmém Lúcifer, vai pra puta que o pa***!!!

  • Esse é um momento que todas as pessoas de bem deste país devem refletir, quê país nós queremos? Se queremos um pais quê valorize as virtudes boas e honesta ou a inversão de valores. Se colocarmos Deus em primeiro lugar em nossas vidas com certeza teremos dias melhores.Que Deus abençoe a nossa nação.

  • Olha ai quem ta estimulando os ataques terrorista no rio de janeiro.
    o Rio já ta em peso nos armamentos, são pessoas andando de fuzil crianças portando pistola, meus parabéns.
    Pela Faxina Geral nos 3 Poderes.

  • Parabéns Ministra Carmen, ctz nunca imaginamos que um dia possa acontecer em nossa casa, qtas vezes eu dizia… Deviam jogar uma bomba dentro dos presídios e matar todos que ali estão, até eu viver essa tristeza, essa tragédia em minha família, sim meu filho errou, mas é num Centro de Ressocialização ele tem se tornado homem, respeitando e sendo respeitado, a muitos crimes que se resolveriam dando penas alternativas, coloque para varrer rua, prestar serviço em prefeituras, lavar banheiro. alguns presídios são escolas de criminosos, diferente dos centro de ressocialização que recupera a grande maioria. E quem crítica nunca viveu isso na família,. Só quem vive sabe o sofrimento da família, não aprovo erro, não sou conivente, mas amo meu filho… Nasceu de mim. E todos merecem uma chance. O único na face da terra a não pecar foi Jesus.

  • Vergonha!! País onde pessoas honestas estão desempregadas esse governo miserável oferece cotas para bandidos. Lugar de bandido é atrás das grades ou debaixo do chão!

  • Aqui é o poste mija no cachorro mesmo. É inacreditável, é a inversão de valores mesmo. Vc já pensou fazer uma entrevista de emprego e o entrevistador perguntar se vc tem antecedente criminal e em seguida, não te contratarem por não ter antecedentes? Cara, é de xingar e ecoar a casa inteira.

  • Então, vão colocar Ladrões Assaltantes na vigilância !!
    Estupradores, nas escolas, serviços gerais !?
    E nas residências dos SRS MINISTRO, vão colocar os sonegadores, Corruptos..!?
    E o emprego pros Trabalhadores que sustentam esse país, vão precisar cometeram crimes os mais diversos, pra ter direito a ESSAS cotas…
    O PAÍS da piada pronta…

  • Isso ai é uma falta de vergonha. Onde já viu presidiário ter mais valor que o cidadão. Só na cabeça desses malucos que nos governa

  • Brasil com 13 milhões de desempregados, dá carteira de trabalho a mais de 100 venezuelanos, q votaram no assassino Maduro, a presidente Carmem assina decreto que obriga os honestos e trabalhadores empresários contratar presos e egressos, e os Militares vêm dizer q as instituições estão em pleno funcionamento! PQP! Não se tem a quem recorrer, pedir socorro. Todos os homens e mulheres públicas não têm nenhum tipo de compromisso com a coisa pública. Cada um faz o que lhe da nas ventas. Especialmente estes do tipo ministros do supremo. Nenhum cidadão ou cidadã deu poderes a esta senhora para legislar. Ela não tem nenhuma representatividade popular para estabelecer procedimentos. É uma funcionária nomeada por um corrupto que se encontra preso. Infelizmente uma constituição capenga lhe garante esta autoridade.

  • Revoltante. Absurdo. O Governo e 99% da mídia são os inimigos do povo Brasileiro. Não há outro caminho a não ser tirar esses caras de lá ( Câmara, Senado e STF) a base dos tapas. Ocupar e não sair mais.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...