fbpx

Carrefour acelera expansão no Brasil com aquisição de 30 lojas do Makro

 


A multinacional dos hipermercados francesa Carrefour anunciou neste domingo a compra de 30 lojas da rede Makro no Brasil, que reforçarão sua rede de hipermercados Atacadão em um país onde o grupo realiza 20% do seu volume de negócios.

“A transação compreende 30 lojas (22 imóveis próprios e oito, alugados) e 14 postos de gasolina localizados em 17 estados, ao preço de 1,95 bilhão de reais”, segundo o comunicado do grupo.

“As condições econômicas em que realizaremos a operação são muito atraentes”, disse à AFP o diretor financeiro do grupo Carrefour, Matthieu Malige.

O grupo Makro explicou que a venda tem como objetivo concentrar suas atividades no estado de São Paulo e obter “maior eficácia e rentabilidade de seu negócio no país”.

Com a operação, o Carrefour reforçará sua presença no Brasil,

segundo país mais importante para o grupo francês, atrás da França, e onde está presente desde 1975 e comprou em 2007 a marca de hipermercados Atacadão.

“As novas lojas se somam à rede de 187 lojas do Atacadão, oferecendo uma forte complementaridade geográfica e permitindo reforçar sua posição no estado do Rio de Janeiro (7 centros) e na região Nordeste (8 lojas)”, assinala o comunicado.

A multinacional prevê, nos 12 meses seguintes à conclusão da operação, converter estes centros em lojas da marca brasileira Atacadão, que registra bons resultados, informou Malige.

Formato rentável

“Isto nos permite contemplar um crescimento do volume de negócios destas 30 lojas de 60%, já que o modelo comercial do Atacadão (que registrou um crescimento de cerca de 12% em 2019) é muito mais eficaz do que o modelo comercial do Makro”, assinalou o executivo. “Esta compra é muito coerente, do ponto de vista estratégico, com o que já fizemos do ponto de vista orgânico: investimos em um país que cresce e um formato rentável.”

“Dentro do nosso plano estratégico 2022, decidimos que o ‘cash and carry’ é um formato de crescimento e decidimos dobrar a velocidade de expansão orgânica do Atacadão, a fim de passar de 10 para 20 lojas por ano, o que fizemos em 2018 e 2019”, comentou Malige. Às 20 lojas, somam-se as 30 anunciadas pela empresa neste domingo.

Em toda a América Latina, o grupo, também muito implantado na Argentina, contava com 182 lojas do tipo cash and carry no fim de junho de 2019.

“Esta operação é a mais importante do plano Carrefour 2022, lançado em janeiro de 2018”, afirmou o executivo. Além do Atacadão, as atividades do Grupo Carrefour Brasil (filial do grupo cotada na Bovespa) compreendem os hipermercados, supermercados e lojas Carrefour no Brasil, bem como serviços financeiros e complementares.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...