Caso Toffoli e os manifestos do dia 17

stf toffoli


Nesta quinta-feira (14/11) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, mandou o Banco Central (BC) enviar cópia dos relatórios de inteligência financeira produzidos pelo antigo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), atual UIF (Unidade de Inteligência Financeira).

Esta decisão do presidente do Supremo concede-lhe acesso aos dados sigilosos de 600 mil pessoas e empresas produzidos pelo antigo Coaf nos últimos 3 anos.

Dos 600 mil documentos mencionados, 412.484 são de pessoas físicas e 186.173 de pessoas jurídicas.

Na tarde de hoje (15/11), o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu que o ministro Toffoli revogasse a decisão. Poucas horas depois o presidente do Supremo respondeu que não voltaria atrás.

O caso deu dor de barriga no Brasil inteiro. A internet implodiu em revoltas.

O Terça Livre convidou a advogada Flavia Ferronato, uma das lideranças do Movimento Advogados do Brasil que conta com mais de 5000 advogados, para comentar o caso e falar um pouco sobre os manifestos populares marcados para o próximo domingo, 17 de novembro.

Confira a análise completa

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

19 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Parece que o pedido tinha sido feito no outro mês e a imprensa suja requentou. STF está totalmente ditatorial, não respeita ninguém, nenhuma decisão oficial !

  • Nossas Manifestações no dia 17/11 serão por uma pauta única Impeachment do Gilmar Mendes. E o Toffoli resolveu roubar o protagonismo do Gilmar e quer ser o mais odiado pelo povo brasileiro. O páreo tá duro, viu?
    Calma, Toffoli sua hora vai chegar há denuncias nas redes sociais que é o sócio oculto do Tayayá Aquaparque Hotel e Resort que fica na cidade de Ribeirão Claro no Paraná. O Movimento advogados do Brasil bem que podia assumir esta ação contra o Toffoli para o bem do povo brasileiro.

  • Nossas Manifestações no dia 17/11 serão por uma pauta única Impeachment do Gilmar Mendes. E o Toffoli resolveu roubar o protagonismo do Gilmar e quer ser o mais odiado pelo povo brasileiro. O páreo tá duro, viu?
    Calma, Toffoli sua hora vai chegar há denuncias nas redes sociais que é o sócio oculto do Tayayá Aquaparque Hotel e Resort que fica na cidade de Ribeirão Claro no Paraná. O Movimento advogados do Brasil bem que podia assumir esta ação contra o Toffoli para o bem do povo brasileiro.

  • Penso, caso Davi Alcolumbre não desarquivar o pedido de impeachment do Gilmar Mendes e a lava toga baseado nas manifestações do dia 17 (domingo) deste, os manifestantes devem focar na retirada de Alcolumbre da presidência do senado. A única maneira de combate a esquerda e derrubar a maioria dos “ministros advogados do PT” e através da lava toga. Seria im trâmite mais fácil para que uma possível nova composicao do STF possa interpretar corretamente a constituição a respeito da prisão após condenação em segunda instância. A partir disso, poderemos pensar num Brasil próspero !

  • E do PT nada fala, esse senhor. Vejamos:
    Do que o PT VENERA mesmo e ama profundamente, de verdade — ler, estudar e praticar — é sua mais que divina e dedicada Filosofia: o Roubanismo.

  • O que o Ministro Toffoli fez foi tirar essas informações das mãos do Ministério Público para não serem usadas como meio de coerção política contra adversários no momento em que a Lava Jato perde poder. Ninguém se revolta porque o Toffoli resolveu suspender a investigação contra Flávio Bolsonaro nem contra Queiróz. Aliás, aos que forem amanhã para essa manifestação do MBL, aproveitem e gritem: cadê o Queiróz?

  • Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate é um clássico que nunca sai de moda, agradando das gerações mais antigas às mais atuais. Veja esta simples receita de liquidificador que garante um sabor excelente e arrase com o quitute que pode ser servido como sobremesa ou lanche.

    Ingredientes – Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate – Massa
    3 cenouras picadas
    3 ovos
    1 xícara de óleo de soja
    3 xícaras de farinha de trigo
    2 xícaras de açúcar
    1 colher de fermento químico em pó

  • É extremamente evidente a complexidade de um tema destes, uma forma de orientar uma possível discussão sobre este tema, é recordando se da SABATINA do ministro do STF no SENADO, a sabatina do ministro Fachin, onde ele claramente declara :

    “O STF É UM TRIBUNAL NEGATIVO, NÃO TRATA DE LEIS ORDINÁRIAS, APENAS DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA! ”

    Esta declaração ficou impressa em minha mente! ( Muito obrigado ministro Fachin ! )

    A pergunta que grita em minha mente é:

    QUAL PROCESSO CONSTITUCICIONAL, O STF ESTÁ JULGANDO, QUE JUSTIFICA O ACESSO GLOBAL E IRRESTRITO, À UMA BASE DE INFORMAÇÃO, AO QUAL OS OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS DA JUSTIÇA BRASILEIRA, FORAM PROIBIDOS DE UTILIZAR ?

    A falta de uma resposta racional, para este questionamento, coloca em cheque toda doutrina de direito, por determinar sem um motivo público, um monopólio das informações, por um órgão, sem que o mesmo tenha condições técnicas, para tratar de questões, que pela definição do próprio ministro Fachin, NÃO SÃO DE SUA ALÇADA LEGAL!

    O STF está se desviando de suas finalidades jurídicas, está mais do que evidente, só falta coragem para a sociedade brasileira, tirar as nádegas do sofá e ir para às ruas avisa-los!

    Boliviarianismo não!

  • É muito estranho todo esse interesse do supremo por esses relatórios, o Tofili tá visivelmente em Pânico, há algo de podre nisso. Acho que a Lava Jato finalmente chegou no judiciário.

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...