“Centrão” tornará oficial apoio a Geraldo Alckmin 

SP - ALCKMIN/FAPESP - POLÍTICA - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante cerimônia que marca o início das comemorações dos 50 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no auditório da FAPESP, na região oeste da capital paulista, nesta segunda-feira. 23/05/2011 - Foto: EDSON LOPES JR/NEWS FREE/AE


Democratas, PP, PR, PRB e Solidariedade vão oficializar o apoio ao tucano Geraldo Alckmin, na disputa pela presidência da República, nessa quinta-feira, 26.

Com isso, Alckmin terá mais de 14 minutos de tempo de televisão por dia durante a campanha presidencial. Essa era uma das preocupações dos tucanos, já que Geraldo Alckmin não consegue avançar nas pesquisas de intenção de votos.

Com a liderança do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) consolidada, conforme as principais pesquisas já divulgadas, os demais candidatos tentam chegar ao segundo turno com duas estratégias: artilharia pesada para cima de Bolsonaro e o agrupamento de alianças políticas.

O Centrão já demonstrou a ausência de conteúdo programático e o foco apenas na matemática eleitoral. Afinal, já chegou a negociar com o PDT de Ciro Gomes e até mesmo com o Partido dos Trabalhadores (PT), que insiste na narrativa da candidatura do ex-presidente condenado Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT).

A reunião que levou o “Centrão” para Alckmin ocorreu no dia de ontem, em Brasília, na cada do senador Ciro Nogueira (PP). O tucano conseguiu ainda o apoio do PTB, que será confirmado na convenção tucana. Agora, o PSDB discute quem será o vice de Alckmin, que deverá ser um nome indicado por um desses partidos, já que o empresário Josué Gomes (PR) negou o convite.

Se confirma a aliança com o PTB, Alckmin pode ultrapassar os 20 minutos de guia de televisão. Resta saber se – diante dos escândalos envolvendo muitos dos líderes do Centrão – isto será o suficiente para os planos tucanos.

Colunistas

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...