fbpx

“Centrão”: uma máquina com R$ 852 milhões de fundo partidário para alavancar o PSDB

SP - ALCKMIN/ROTA - CIDADES - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) participa da cerimônia de entrega de 50 novas viaturas das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a ROTA, na Avenida Tiradentes, centro da cidade, nesta sexta. Foram homenageadas 61 autoridades com medalhas e láureas da PM. 15/04/2011 - Foto: VANESSA CARVALHO/NEWS FREE/AE
 


O chamado “centrão” formado por Democratas, PP, PR, PRB, Solidariedade, PSD, PTB, PPS e PV terão – somando os fundos partidários das legendas – mais de R$ 852 milhões para tentar erguer a campanha do presidenciável e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

A aposta é usar os recursos e o tempo de televisão, além do exército de 279 deputados federais, 2.263 prefeitos e oito governadores, para fazer com que a campanha ganhe volume, já que a posição de Alckmin nas pesquisas não é confortável.

Mesmo com toda estrutura, conforme as pesquisas de intenção de votos, se a eleição fosse hoje, o tucano correria sérios riscos de sequer chegar ao segundo turno.

Resta saber se com esse verdadeiro exército – e sendo a coligação com mais recursos e tempo de televisão – Alckmin conseguirá atingir o seu objetivo. O tucano terá aproximadamente 6 minutos de televisão. É bem mais que todos os outros adversários, já que o PT possui pouco mais de 1 minuto e 30 segundos, o PDT de Ciro Gomes tem 30 segundos, Marina Silva (REDE) tem 11 segundos e Bolsonaro tem 8 segundos.

Vale lembrar que a contabilidade em relação a deputados federais, prefeitos e governadores não significa dizer que todos estarão no palanque de Alckmin apenas por conta da “fidelidade partidária”. Muitos parlamentares, ainda que de outras legendas, já externaram apoio a Bolsonaro, por exemplo.

O presidenciável do PSL conseguiu montar uma “bancada” que já é a maior do Congresso Nacional. Todavia, isso não se traduz em alianças formais, apesar da importância do fato.

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

4 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Só quero agradecer pelo trabalho de vocês que nós transmite informação de verdade, que Jesus possa continuar usando vocês para um Brasil melhor.

  • Alckmin é o melhor candidato disparado! o cara governou SP 4x.. quem conhece SP sabe que é exemplo pro Brasil! não da pra entregar essa eleição pra um aventureiro! Voto Geraldo Alckmin!

  • O Brasileiro quer um candidato com experiência e único que pode oferecer experiência e capacidade administrativa é Geraldo Alckmin, além de experiente e capaz ele tbm deixou um legado de trabalho no Estado de São Paulo.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...