MundoNotícias

Chefe da Diplomacia dos EUA chama atenção para presença de China e Rússia na América Latina

Rex Tillerson, chefe da diplomacia dos Estados Unidos, fez um alerta para a crescente presença da China e Rússia na América Latina. A fala de Tillerson ocorreu durante o lançamento da estratégia do governo do presidente Donald Trump para as Américas.

Segundo Tillerson, a América Latina não precisa de novos poderes imperiais que só buscam beneficiar a si mesmos. Ele chamou atenção para a China, que tem um regime comunista, está ganhando terreno na região. Além deste país, também a Rússia.

“A China está se estabelecendo na América Latina usando o poder estatal para atrair essa região para sua órbita. A pergunta é: qual o preço? China é o maior sócio comercial do Chile, Brasil, Argentina e Peru”, destacou o chefe da diplomacia. De acordo com ele, há injustiças nas práticas comerciais e danos ao setor produtivo desses países, provocando desemprego e baixa de salários.

Em relação à Rússia, Tillerson chamou atenção para as negociações envolvendo armas e equipamentos militares para regimes hostis que não compartilham de valores democráticos. “A América deve esforçasse para se proteger de potências que não refletem” os valores compartilhados pelos EUA.

Ver mais

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. enquanto um canal como esse faz esse apelo humanitario em defesa da venezuela bolivia os brasileiros estão pensando em carnaval quando estivermos na mesma situação da venezuela eles acordaram ai será tarde demais…parabêns pra vocês por essa iniciativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close