Collor pode firmar oposição a Renan Calheiros em Alagoas e se aliar a tucanos



O senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL) pode acabar firmando oposição ao senador Renan Calheiros. (MDB/AL) em Alagoas.

Nesta semana, Collor esteve duas vezes reunido com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). Palmeira era cotado para ser o candidato ao governo e enfrentar o atual governador Renan Filho (MDB), mas desistiu de participar diretamente do pleito.

Os tucanos devem indicar um candidato ao Executivo estadual: o vereador Eduardo Canuto (PSDB), mas este entraria apenas para cumprir tabela e servir de “cabeça de chapa” para unir Democratas, PROS, PP e PSDB na luta pelo Senado Federal e pelas majoritárias.

O grupo tem dois candidatos ao Senado Federal: o senador Benedito de Lira (PP), que busca a reeleição, e o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB).

O grupo de Collor – que não apresentou candidato ao Senado e nem ao governo – une os partidos PTC, PSB, PSC, dentre outros. O interesse de Collor é marcar posição, já que nas próximas eleições para o Senado Federal deve enfrentar o atual governador Renan Filho.

Collor começa a querer medir forças com Renan Calheiros. Se confirmar a aliança com Rui Palmeira, o bloco do senador do PTC agrega em tempo de televisão.

Como Collor não é mais candidato à presidência pelo PTC, por decisão do partido, o nome do senador também é apontado como um possível candidato ao governo estadual. A fusão das oposições deve ser discutida nos próximos dias em Alagoas.

No Estado, a maior disputa é pelo Senado Federal. As pesquisas eleitorais mais recentes apontam uma disputa entre Renan Calheiros, Rodrigo Cunha, Benedito de Lira e o ex-ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa (PR). São quatro candidatos para duas vagas. Todos com chances reais de serem eleitos.

Collor e Renan Calheiros estiveram juntos em 2014. Quando Calheiros elegeu Renan Filho para o governo do Estado, Fernando Collor de Mello era o senador apoiado por ele. Os dois, inclusive, faziam parte do bloco de sustentação do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...