fbpx

Com coronavírus, China anuncia aumento ‘surpreendente’ nas exportações de produtos médicos

 


A China anunciou nesta quinta-feira (07/05) ter registrado um aumento considerado “surpreendente” em exportações no mês de abril.

De acordo com as informações, as cifras foram impulsionadas, sobretudo, pela venda ao exterior de produtos médicos.

Segundo os números oficiais, as exportações chinesas subiram 3,5% em abril em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Os economistas estavam prevendo uma queda na casa dos 15%.

Os números representariam também uma alta significativa frente ao recuo de 6,6% de março e ao de 17% de janeiro e fevereiro combinados.

A alta foi impulsionada, em grande parte, pelo aumento das exportações na área médica. Nesse setor, a China exportou milhões de toneladas de produtos, no valor de 71,2 bilhões de iuanes (10 bilhões de dólares) em abril, salto de 300% em relação ao mês anterior.

Economistas também atribuem parte da alta nas exportações ao fechamento de fábricas em outros países, o que levou a um ganho na demanda por importações no momento em que as indústrias da China reabriam.

Na comparação anual, as exportações de instrumentos e dispositivos médicos aumentaram 11% nos primeiros quatro meses do ano.

O superávit comercial da China no período foi de 45,34 bilhões de dólares, em comparação com os 6,35 bilhões previstos e os 19,93 bilhões de março.

Iris Pang, economista chefe do banco ING para a China, lembrou que, ao mesmo tempo que as exportações de vestuário caíram, as vendas de têxteis cresceram, o que sugere que o material tenha sido usado para fazer produtos médicos, como máscaras.

As importações recuaram 14,2% em relação a um ano antes, maior contração desde janeiro de 2016 e além das expectativas do mercado de uma queda de 11,2%. No mês anterior, a baixa havia sido de 0,9%. Isso deveu-se à fraca demanda interna e à queda dos preços de commodities.

Com o vírus sob controle, a economia chinesa começou a abrir-se de novo à medida que as autoridades afrouxam restrições, incluindo ordens de confinamento.

Com informações, DW

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...