Conexão Brasil Japão: comparando a vida e a política dos países

brasil japão


Rodrigo Gonçalves tem 46 anos e vive no Japão há 23 anos, é estudante autônomo de história e política, e topou nos conceder uma entrevista semanal para compararmos o Brasil e o país dele.

Este domingo ele explicou como funciona a monarquia constitucional que é o sistema político japonês, a organização dos partidos, o que pensam a esquerda e a direita lá, e mostrou um pouco da eficiência do estado em um país de primeiro mundo.

Confira

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

12 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Bom…, mudando de assunto. Não se deve esquecer o seguinte fato real:
    Só pra lembrar: o PT é charlatão. E o Petismo é barango, além de ser infestado de vigaristas e picaretas aos montões.

  • A entrevista é bem interessante mas o áudio ficou um pouco ruim..

    O Japão é um importante aliado do Brasil então é fundamental entendermos um pouco melhor da realidade política econômica deste nosso aliado.

    Parabens ao Terça-Livre pela excelente reportagem!

  • Japão mil vezes melhor que o Brasil.

    Lá é um povo culto e educado, diferente desta pocilga aqui, com seus 211 milhões de macacos com doença mental e bandidos por natureza.

    Satanás vive no Brasil

  • Mas que conteúdo desagradável. O senhor Rodrigo Gonçalves até ontem era ativista de esquerda, sindicalista que defendia a intervenção do governo japonês e consulado brasileiro (PIADA NÉ) nas questões migratórias para favorecer a mão de obra brasileira. Claro, o próprio vive há 23 anos no Japão e não consegue formar uma única frase. O cara é parado, encostado e vive de subsídios do governo japonês para sustentar a família. Sim, ele chupa imposto do povo japonês e em sua página vive criticando a cultura japonesa e o sistema de trabalho em si. Basta olhar a página dele, Espaço Comunidade. O cara não entende o que é Três Poderes e quer dar aula de política e história?

    P.S. Sabia que ele é ativista anti mão de obra brasileira no Japão que vive querendo acabar com as empresas que terceirizam a mão de obra dos brasileiros? O cara ao invés de querer ver brasileiro indo para frente no Japão, quer ser contratado no Japão com salário e benefícios dos japoneses sem falar japonês e mais, odiando o país.

  • Rodrigão tô contigo. Meu sonho é sair dessa bosta de país chamado Brasil com um povo mais idiota do universo. Como faço pra ir no Japão? Eu até alistaria no Exército Imperial japonês se for o caso. Se tivesse uma guerra contra o Brasil eu eliminaria todos os inimigos do Imperador com prazer. Desisti de ser brasileiro. Banzai! Banzai! Rodrigão

  • Menos de 4 meses pro ano acabar, esse sujeito disse que voltaria para o Brasil em 2019 estando o país bom ou não, tudo por causa da euforia da vitória do Bolsonaro.
    Um cara sem.qualifocacao igual ele logo logo não vai conseguir trabalho de apertar parafuso em fabrica, vai ter que depender das filhas pra sobreviver.

  • Esse sujeito não tem nenhuma qualificação para falar sobre a política japonesa. Desde quando alguém que é analfabeto na língua do país onde vive pode analisar alguma coisa? Sempre vai depender de terceiros, do ouviu dizer. Imagime você Roveran se alguém que mora no Brasil resolvesse comentar sobre a política brasileira sem saber ler , falar ou entender o português , faria o papel de marionete e fantoche , ou seja um bobão. Pois esse Digão , como foi dito, tem 46 anos e passou mais de 60% de sua vida adulta em um país onde não conseguia ler nem uma placa de propaganda na rua, que dirá ler jornais diarios japoneses. Digão sofre de um problema mental chamado de alienação da realidade. Ele precisa de uma válvula de escape para sair de sua vida medíocre onde não passa de um ser fracassado. A escolha foi optar em tentar conseguir fama grudando na onda reacionaria direitista. Não é a primeira vez que deu com os burros na agua. Primeiro foi tentar ser famoso como músico de uma banda de meia tijela. Vivia tietando o Luciano Huck, sim o Huck, aquele da Rede Globo, que o Bobão Digão chama agora de Rede Esgoto. Como não conseguiu participar do Calderão por ser muito ruim , nem cantar sabia, muito menos tocar guitarra, resolveru partir para ser pastor evangélico, mas foi expulso de uma igreja. Agora tenta agarrar a onda direitista liberal mas como sempre trabalhou de empregado em serviços braçais sem qualificação, nunca empreendeu nunca estudou nada sério e nunca foi dono de empresa nenhuma, desconhece o que seja realmente o espirito da direita. Diz que odeia a esquerda, mas sempre viveu as custas do bem estar social japones, como seguro desemprego de 6 meses, ajuda infantil, e até recebeu ajuda social quando nasceu a filha no Japão. Até consegui o diploma do ensino médio no Japão através, do .. ENCEJA, o supletivo do governo DILMA, já que nunca concluiu o ensino médio quando era jovem no Brasil por pura vagabundagem. Ele va dizer quer não estudou por falta de oportunidades no Brasil, mas ele sendo branco, morando em Brasilia, a cidade com a maior renda do país, falta de oportunidade é desculpa para vagabundar e não querer estudar. Se ele fosse preto, morasse na favela do Vidigal a desculpa até poderia passar.
    A minha opinião sobre o Digão não é a única, podem ver abaixo que a reputação dele como comentarista de qualquer coisa séria é tão baixa que até o Tiririca seria considerado um especialista em economia política.
    O que o Digão fala deve ser considerado como entretenimento, um stand comedy, um show de circo, exibição de um palhaço, nada mais.

  • “Espaço Comunidade

    Número de brasileiros que votaram em Jair Messias Bolsonaro no Japão 27.078. Se apenas 10% mesmo vivendo no Japão apoia-se Jair Messias Bolsonaro enviando mensagens para o PR senado, PR da câmara dos deputados, já causaria um sinal de alerta. Isso porque só falei do japão.”

    DIGÃO BOBÃO, APOIAR O QUE? UM IDIOTA QUE ENGANOU TODO MUNDO DIZENDO QUE IA MUDAR TUDO PRA FICAR PIOR DO QUE ERA ANTES? KKK]

    APROVEITANDO, JÁ PAGOU OS IMPOSTOS ATRASADOS? KKKK

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...