fbpx

Consulado dos EUA em Chengdu fecha oficialmente após determinação chinesa

consulado-eua-na-china
 


O consulado dos Estados Unidos na cidade chinesa de Chengdu foi oficialmente fechado nesta segunda-feira (27/7), em meio ao agravamento das relações entre Pequim e Washington.

A bandeira americana sobre o prédio foi rebaixada ao amanhecer, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV, e os espectadores foram recuados quando uma forte presença policial cercou o consulado, que Pequim ordenou que fosse fechado na sexta-feira (24/7).

Na semana passada, o governo dos EUA ordenaram abruptamente o fechamento do consulado da China em Houston, Texas, alegando que a missão estava envolvida em um esforço maior de espionagem chinesa usando instalações diplomáticas.

O Ministério das Relações Exteriores da China anunciou em comunicado que o consulado de Chengdu fechou às 10h, no horário local.

O governo chinês concedeu aos americanos o mesmo prazo de 72 horas para encerrar sua missão em Chengdu, como Pequim havia recebido em Houston, onde na terça-feira passada, Washington disse à China para “cessar todas as operações e eventos”.

Como o prazo para encerrar a missão diplomática chinesa expirou na sexta-feira, agentes federais dos EUA entraram no complexo do consulado chinês em Houston em SUVs pretos e vans brancas.

Fonte: CNN

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...