fbpx

Contra tráfico de drogas e imigração ilegal, Trump ameaça impor tarifas ao México

 


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou o México nesta quinta-feira (4) de impor tarifas sobre importações de carros se o país não fizer mais para deter o fluxo de imigrantes sem documentação regular e o tráfico de drogas na fronteira.

“Se o México não ajudar, tudo bem, vamos colocar tarifas em seus carros”, disse Trump na Casa Branca. “Eu vou fazer isso. Eu não brinco”.

As palavras de Trump pareceram afastar a possibilidade de um fechamento iminente da fronteira, com o qual ele ameaçou antes de punir o México.

Trump não deu um prazo para a imposição de tarifas se o México não cumprir com suas exigências de deter imigrantes ilegais.

“Se o México não fizer o que pode fazer com muita facilidade, prender essas pessoas (…), cobraremos taxas sobre os carros, e se isso não funcionar fecharemos as fronteiras”, afirmou ele.

Uma média de 80% das exportações de automóveis fabricados no México, um importante pilar de sua produção industrial, destinam-se aos Estados Unidos e ao Canadá.

Mas Trump disse que também imporá tarifas se o México não fizer um esforço para deter o fluxo de drogas. Ele estipulou um prazo de um ano.

“Também vamos fazer algo relacionado a tarifas pelas drogas, porque (…) centenas de milhares de vidas são arruinadas por ano em nosso país”, afirmou. “Se as drogas não pararem (de chegar), vamos colocar tarifas”, avisou.

Informações: AFP

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Na minha opinião, deveria revitalizar o parque de Detroit. Assim, acaba com a parcial dependência do México gerando mais empregos nos EUA

  • .
    Boa Leonidas!

    Ronald Reagan continua SENDO ÙNICO!!!

    REAGAN não avisava, FAZIA. Depois ia negociar.

    Grande Reagan, Trump não tem metade da fibra de Reagan, mas é também admirável. Só não é tão corajoso quanto reagan.

    Obama travou o governo para conseguir ultrapassar os limites legais de divida. O congresso teve que ceder a Obama. Pois este discursava e dava entrevista acusando o congresso pelo travamento do governo.
    Trump não teve essa coragem e recuou. Uma lástima. Devia ter relembrado que Obama travou para endividar o país e prejudicar os americanos. Ele queria construir um muro para impedir o trafico e a imigração ilegal.

    Trump é ótimo, MAS JAMAIS CONSEGUIRÁ SER UM RONALD REAGAN.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...