Coroação de ‘Nossa Senhora das Travestis’ é cancelada; Artistas alegam que vão fazer mesmo assim

Igreja São José, BH


Foi cancelada a “Coroação da Nossa Senhora dos Travestis”, que estava no calendário de atrações da Virada Cultural de Belo Horizonte deste sábado (20).

Na performance, os integrantes se apresentam de forma ritualística para “SUA Senhora”, Nossa Senhora das Travestis e convidam as pessoas presentes a participarem de uma procissão, onde são distribuídos santinhos com oração à Nossa Senhora das Travestis. Simultaneamente, ocorre apresentação de músicas e paródias.

A Arquidiocese de BH se manifestou publicamente contra a realização do evento, classificando-a de desrespeito à fé cristã católica:

“A devoção Mariana nasce e cresce no coração da Igreja. Atravessa gerações graças à fé e à simplicidade do povo. Não é admissível instrumentalizar Nossa Senhora, desrespeitando-a, para se promover um evento que se diz cultural, mas, na verdade, configura-se em agressão à fé cristã católica. Não se cultiva tolerância a partir do desrespeito”.

Os fieis católicos, chegaram a criar uma petição online, assinada por 21.463 pessoas, pedindo que a atração fosse cancelada. Nesta sexta-feira (19) o prefeito Alexandre Kalil, comunicou a suspensão da performance em sua conta no Twitter e disse ser “católico, devoto de Santa Rita de Cássia”.

Já os apoiadores da Coroação, dizem que o ato não é um ataque direto à nenhum tipo religião, mas que “o teor crítico da performance é inevitável, uma vez que as igrejas católica e evangélica são instituições responsáveis pela manutenção do preconceito em relacão aos LGBTIA, principalmente em relação às travestis e pessoas transexuais”:

Alô, BH! Seguinte: nossas manas da Academia TransLiterária estão sendo atacadas nas redes por conta da performance que…

Publicado por David Maurity em Sexta-feira, 19 de julho de 2019

Samuel Ataíde, um dos presidentes da Associação “Sou Católico”, agradeceu às orações, apoio e pressão popular pedindo o cancelamento do evento.

Ele reforçou que os artistas dizem que ainda farão a peça e convocou os fieis de BH para um ato de desagravo, às 19h, na escadaria da Igreja São José, mesmo local onde a performance seria apresentada.

 

 

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

17 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Observem que os LGBTIA fazem passeatas e viradas “culturais” somente nos países onde tem cristãos, onde isso é permitido. Agora, vejam se existe isso nos países do oriente médio ou nós países comunistas. Depois ficam falando que quem oprime é cristão, mas quando os cristãos não puderem fazer nada e esse pessoal islâmico e comunista forem maioria, esse pessoal LGBTIA vão ver o chicote totalitário estalar e dizer: “Eu era feliz e não sabia.”

  • SUINOS!
    VADE RERTRUM LILITYS , SUCUBUS, ÍNCUBUS!

    ___ “Os gatos selvagens conviverão com as hienas, os sátiros chamarão seus companheiros. ”

    VADE RETRO DEMONIOS!¨

    ___Senhor Jesus Christo, em Nome do Pai, concedei a Paz aos que tem fé, para que se cumpram as palavras dos Profetas.
    __ “Ouvi as orações do vosso servo e servas e do vosso povo de Israel”.

    Vade retro, Demonios.

  • Santo Profeta Elias e Escapulário da Virgem do Carmelo, o poder da Soberana Rainha do Céu e Terra, PISA na cabeça das serpentes.

  • Já notaram que a resposta dos “artistas” agressores quando questionados é sempre um “não estamos atacando a religião … é só uma crítica ao preconceito”?
    Essa gente é cínica e hipócrita até não mais poder.
    Depois ainda querem que os respeitemos. Respeito e tolerância são vias de mão dupla.

  • ufmg, pt, piçol, groubo minas tentando fazer em Minas Gerais, igual fizeram com o Estado Fluminense.
    VÃO PROS INFERNOS.
    Sumam daqui DESCARADOS.

  • “religião católica e evangélica são instituições responsáveis pela manutenção do preconceito em relacão aos LGBTIA” OIIII?
    O movimento LGBT acompanha as pronunciações do Papa? Em momento algum a igreja fomenta preconceito, PELO CONTRÁRIO, o Papa pediu que TODOS sejam tratados com respeito, amor e atenção. Para os que não sabem, o Papa representa a igreja católica, logo, não tem essa de ser responsável pela manutenção do preconceito. Se poupem!

  • Façam o insulto dentro de suas casas, com suas famílias.
    Maldição de Deus, faça dominar os Infernos sobre vocês.

  • Essa gentalha se diz ter cabeça aberta.
    E deve ser verdade.
    Tão aberta que o cérebro aproveitou e pulou fora.
    Virou mulambada.

  • Prevaleceu o bom senso do ilustre prefeito de BH, claro, com a pressão dos Católicos, o que deve acontecer sempre que algo assim for levantado. Salve Jesus, Salve Maria!

  • Criticar a galerinha LGBTWXYZÇ+-/* configura crime, mas vilipendiar a fé cristã aí é legal, cool, cultural. Esse mundo está cada vez mais decadente…

  • Existe uma articulação muito mais poderosa por traz do movimento LGBT, que utiliza o sentimentalismo e a “empatia” da população “moderna”, para pregar o ódio disfarçado de amor. A intenção dessa articulação é destruir a família e enfiar-nos goela abaixo que o errado é o certo, e quem ousar ir contra essa imposição é taxado de preconceituoso. Mas o mal não vencerá o bem, jamais! Deus permite que sua igreja seja atacada para ver até quando seremos capazes de lutar para defendê-la. Rezemos ! No fim, o imaculado coração de MARIA, triunfará!

  • Cara essas pessoas tá passando vergonha pq da mesma for que ela tem direito de ter um Deus deusa
    A gente tb tem n é só pq tem (nossa senhora) que tá se referindo a essa tal deusa ent pessoa católica so tá passando vergonha mesmo so totalmente a favor da coração

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...