Correios: o monopólio pelo qual pagamos a conta. Mais um dos males do estamento…



Os funcionários dos Correios – estatal cuja qualidade dos serviços e os preços todos os brasileiros muito bem conhecem – iniciaram mais uma greve por tempo indeterminado. Conforme as noticias veiculadas a respeito, atingirá 22 estados e o Distrito Federal.

A paralisação teve seu inicio no domingo, 11. Que os Correios enfrentam graves problemas para seu funcionamento não é novidade e isso impacta, obviamente, nos seus funcionários, que de fato merecem salários justos e condições de trabalho.

Mas, onde está o real problema? Ora, no monopólio estatal e na forma como a empresa virou – nos últimos anos – mais um cabide para distribuição de cargos entre partidos e apoios políticos. Escândalos como o do Postalis etc são a mostra dos males do “estado empresário”.

Como sempre quem paga a conta do prejuízo são os contribuintes: serviços caros, ineficientes e sem concorrência. De um lado fica a realidade, do outro os discursos ideológicos.

A paralisação engloba 31 sindicatos. Os estados atingidos são Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e Vale do Paraíba), além do Distrito Federal. Amazonas e Amapá estão em estado de greve.

O prejuízo é imenso.

Tags

Sobre o Colunista

Redação TL

Redação TL

1 Comentário

Clique aqui para comentar

  • ————————————
    O fato da lista de CEP e endereços do Brasil não ser livre impossibilita milhares de projetos que poderiam ser fonte de renda e riqueza mas que são impossibilitados logo no começo.

    grama do ouro=160,00

    ————————————
    Preço da lista de CEPs do Brasil em 20/04/2019

    http://www.correios.com.br/precos-e-prazos/servicos-nacionais/e-dne

    Diretório Nacional de Endereços – DNE
    Licenciamento=2.500,00
    Renovação trimestral=550,00
    Renovação anual=2.100,00

    ————————————
    viacep.com.br/
    ————————————
    http://www.cepaberto.com/

    “O problema do CEP no Brasil

    Independente da requisição popular (retirada do ar em dados.gov.br) pela abertura da base de dados de CEP, a mesma continua fechada. Isto significa que somente mediante pagamento de licença, as pessoas podem ter acesso a um conjunto de dados que deveria ser público. Ou seja, a base de dados de CEPs é vendida como um produto monopolizado pelos Correios.”
    ————————————

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...