fbpx

Covid-19 é menos mortal que a gripe comum em pessoas com menos de 50 anos, diz instituto francês

 


O Instituto Pasteur publicou um relatório no qual detalha o impacto do Covid-19 na população da França, em particular, em termos de mortalidade de acordo com a idade e o sexo da pessoa infectada.

Essa é uma pergunta que muitas pessoas vêm fazendo desde o início da pandemia. O novo coronavírus é mais mortal devido à gripe sazonal?

Pesquisadores do Institut Pasteur e do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), em colaboração com Inserm e Public Health France, realizaram uma análise detalhada das hospitalizações e mortes por Covid-19 na França.

Eles construíram modelos a partir desses dados que permitem analisar o impacto do coronavírus na população francesa de acordo com a idade e o sexo do paciente. É importante observar que esses dados se referem apenas às infecções mais graves.

Se descobrirmos que quase 6% da população francesa teria sido contaminada pelo novo coronavírus, 2,6% dos infectados foram hospitalizados e 0,53% morreram.

Se o risco de hospitalização for de 2,6%, ele cai para 31% para homens acima de 80 anos de idade. Também foi verificado que a taxa de mortalidade de homens acima de 80 anos é de 13%. O estudo reforça que, quanto mais jovem, menor a chance de o Covid-19 causar danos. A idade média das pessoas hospitalizadas é de 68 anos, enquanto a idade média das pessoas falecidas é de 79 anos.

Homens mais vulneráveis

A taxa de mortalidade por faixa etária na França também é mencionada neste relatório e, como ressalta o médico de emergência canadense Mathieu Bernier, para menores de 50 anos, o risco de morte é menor do que o da gripe sazonal , o que equivale a 0,1%.

Outra parte do relatório examina o impacto do coronavírus de acordo com o sexo do paciente. Embora também seja evidente que o vírus é mais perigoso, dependendo da idade do paciente do que do sexo, diferenças foram observadas em homens e mulheres. 

O risco de morte é 45% maior nos homens infectados do que nas mulheres infectadas, com um diferencial que aumenta com a idade. Das mortes em pessoas com mais de 70 anos, 60% são homens.

Fonte: Yahoo notícias da França

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...