CPI das Fake News deve ser instalada em agosto no Congresso



O Senado começa o segundo semestre com a previsão de instalar a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar a veiculação de notícias falsas.

O requerimento para a criação do colegiado foi aprovado na última sessão do Congresso Nacional, no dia 3 de julho. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre  pediu aos líderes que indiquem os nomes dos integrantes da comissão, que será chamada de CPI Mista das Fake News.

De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa do Senado, a comissão será composta por 15 senadores e 15 deputados, além de igual número de suplentes. A CPI terá 180 dias para investigar a criação de perfis falsos para influenciar as eleições do ano passado e ataques cibernéticos contra a democracia e o debate público.

A prática de ciberbullying contra autoridades e cidadãos vulneráveis também será investigada, assim como o aliciamento de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu sou totalmente contra a CPI da Fake News e acredito que é uma forma dos parlamentares calarem a boca dos canais e blogs de direita. Uma pergunta que eu faço: pq os Senadores NÃO cumprem o seu DEVER CONSTITUCIONAL de fiscalizarem os desmandos dos Ministros do STF? Cadê a LAVA TOGA? Cadê os pedidos de Impeachment dos Ministros do STF sendo colocados em votação? Por isso, vivemos em uma DITADURA DO STF – onde o STF LEGISLA, CRIA CRIMES e se mete em assuntos Internacionais do Brasil (mandar abastecer navio do Irã). Ou Seja, o STF passa por cima do LEGISLATIVO e do EXECUTIVO e nada acontece com os Deuses Ministros Intocáveis do STF pq nossos SENADORES não servem NEM para cumprir o mínimo DEVER CONSTITUCIONAL de fiscalizarem os atos dos Ministros do STF. E que ninguém alegue que o Presidente não faz nada contra os Ministros do STF pq a Constituição Federal de 1988 NÃO permite ao Presidente fiscalizar os atos dos Ministros do STF e como Bolsonaro respeita a CF/88. Até quando SENADORES viveremos em um Brasil em que um sujeito (que nem passou no concurso de Juiz e advogado dos petralhas) MANDA MAIS que o CONGRESSO e que o PRESIDENTE????

  • Deveria ser protegido para não atrapalha o crescimento do Brasil porque quem paga e nos com crise e falso ou verdade e pura responsabilidade do puder judicial tem que apura no final do mandato

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...