Damares Alves expõe preocupação com número de suicídios no Brasil



A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (5) para participar de audiência pública na Comissão de Seguridade e Família. Durante sua fala, Damares levantou a discussão de temas que ainda são considerados “tabus” : o suicídio e automutilação.

A ministra alertou para o grande número de jovens e adolescentes que se automutilam sem que a família tenha conhecimento. Segundo Damares, os jovens que chegam a esse ponto estão em profundo sofrimento.

Em Abril, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.819, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. O texto, de autoria do ministro da Cidadania, Osmar Terra, estabelece um pacote de medidas para diminuir as tentativas de suicídio, os suicídios consumados e os atos de automutilação.

A lei estabelece que as escolas públicas e privadas notifiquem aos conselhos tutelares toda suspeita ou ocorrência confirmada envolvendo violência autoprovocada. As unidades de saúde, por sua vez, ficam obrigadas a reportar os episódios às autoridades sanitárias. Com essa medida, o governo federal pretende manter atualizado um sistema nacional de registros detectados em cada estado e município, para que possa dimensionar a incidência de automutilação e suicídio em todo o país.

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

6 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Despertar para a espiritualidade, o intelecto, o sentimento, a ética, a competência, a responsabilidade, o bem, o belo, o nobre, o lógico.

  • Crianças são estupradas diariamente.
    Os Servicos Sociais não funcionam.
    Se ela andasse um pouco nos prontoscorros iria ver a realidade. Lá no Hospital da criança ela NÃO viu a realidade. Lá é um hospital de porta fechada.

  • Elvando
    5 de junho de 2019 às 19:00

    E por qual motivo essas crianças e adolescentes estão se auto mutilando e cometendo suicídio meu caro? A pedofilia e o abuso delas são um desses motivos, então onde ela está fora da realidade?

    A vontade de criticar parece ser maior que a vontade de raciocinar.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...