De perseguida política à heroína nacional: a mulher que derrubou Evo Morales

Guadalupe Cárdenas


O Terça Livre conversou nesta sexta-feira (22/11) com Guadalupe Cardenas, a índia boliviana que liderou os militares contra Evo Morales e o derrubou do poder.

Guadalupe Cárdenas é embaixadora mundial dos Direitos Humanos, fundadora da Federação Nacional Única de Esposas de Policiais. Essa corajosa mulher indígena que falou conosco liderou três motins contra o comunismo, o primeiro em 2000, o segundo em 2012 e o terceiro em 2019.

Tida como a primeira prisão política do regime boliviano de Evo Morales, Guadalupe permaneceu encarcerada de 3 março de 2016 até os primeiros dias de janeiro de 2018, aproximadamente por dois anos. O motivo da prisão dela foi uma denúncia de narcotráfico gravada em vídeo que circulou no Youtube e na mídia do país.

Não sou a única presa política na Bolívia, somos mais de 100 presos políticos que estamos saindo em liberdade graças a presidente Jeanine Áñez“, disse.

Ela nos contou como liderou a revolta militar contra o presidente eleito do país, narrou as denúncias de fraude nas eleições e a convulsão social que se seguiu até o presente.

Com o país em estágio de estabilização política, após registros dramáticos de violência e mortes, a líder indígena confessou admiração pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e deixou conselhos ao povo brasileiro.

Confira a entrevista completa

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Blog Authors

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...