“Dediquei corpo e alma”, Villas Boas se despede do Exército Brasileiro



O comandante do Exército Brasileiro, General Villas Boas, anunciou sua saída do cargo nesta segunda-feira (7) em seu twitter oficial.

“Semana de agradecimento! Após 4 anos no comando do @exercitooficial, onde dediquei literalmente meu corpo e minha alma, passarei os destinos da FT ao Gen Leal Pujol. Muitos os desafios, mas, com apoio de tantos, os suplantamos por inúmeras realizações em prol do Brasil e do VO”, afirmou o militar.

Comandante do Exército anuncia sua saída.

O novo comandate do Exército é o Gen. Edson Leal Pujol. Confira o curriculo do militar abaixo.

Gen Ex EDSON LEAL PUJOL

Gen. Edson Leal Pujol, novo comandante do Exército Brasileiro

Nascido em 02 de janeiro de 1955, na cidade de Dom Pedrito/RS, é filho do Coronel PM/RS PÉRICLES CORRÊA PUJOL e da Professora Estadual MARIA LINA LEAL PUJOL.

Foi promovido ao Posto atual em 31 de março de 2015.

Oriundo do Colégio Militar de Porto Alegre/RS, incorporou às fileiras do Exército em 1º de março de 1971, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e concluiu a Academia Militar das Agulhas Negras em 15 de dezembro de 1977, tendo sido declarado Aspirante a oficial da Arma de Cavalaria.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, realizou, também, dentre outros, os Cursos Básico Paraquedista, Operações de Informações (Curso Básico de Inteligência), Operações na Selva, Operações na Caatinga, Básico de Montanha e Operações Aeromóveis.

No exterior, realizou o Curso Avançado de Blindados na Escola de Blindados do Exército Norte-Americano, em Fort Knox, EUA. Possui, ainda, diversos cursos civis, entre eles os da Escola Nacional de Administração Pública/ENAP e o MBA Executivo, Administração de Negócios, e o de Gerenciamento de Projetos, ambos da Fundação Getúlio Vargas. Realizou, também, Cursos de Especialização em Operações de Paz do Sistema das Nações Unidas.

Durante sua vida militar, serviu no 7º e no 12º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no 3º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e no antigo Gabinete Militar da Presidência da República. Foi Instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Como Oficial de Estado-Maior, serviu nos Comandos Militares da Amazônia e do Sul e foi Analista da Área Internacional, Chefe de Divisão e Subchefe no Centro de Inteligência do Exército.

No Exterior, exerceu as funções de Observador Militar das Nações UNIDAS em El Salvador – ONUSAL, América Central; e de Adido de Defesa, Naval e do Exército junto à Embaixada Brasileira no Suriname, América do Sul.

Comandou a Escola de Administração do Exército e o Colégio Militar de Salvador, na Bahia.

Como General de Brigada, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago/RS, e a Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, em Resende/RJ.

Como General de Divisão, foi Chefe do Centro de Inteligência do Exército; Comandante das Forças de Paz da MINUSTAH, no Haiti, e, Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília/DF.

Como General de Exército, foi Secretário de Economia e Finanças, em Brasília/DF, e Comandante Militar do Sul, em Porto Alegre/RS.

Assumiu a Chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia no dia 4 de maio de 2018.

Sobre o Colunista

Fernanda Salles

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

31 Comentários

Clique aqui para comentar

  • ” Há um chamado Deus dos exércitos está sempre do lado da Nação que tem a melhor artilharia, os melhores generais”.
    Ainda no Comando.
    Brasil não pode ficar desamparado.

    Feliz missão, Ilustre General Edson Leal Pujol.
    Ano 2019 seja iluminado.

  • Espero que seja um comandante alinhado com o gocerno Bolsonaro. Estamos numa luta hercúlea contra os comunistas de plantão. Partw da grande imprensa (Globbo.bandeirantes.folha.estadão. jornaleco globo .rádios e centenas de blogueiros de meia tigela como, Esmael e outros tantos) todos lutando desesperadamente para derrubar o governo Bolsonaro, sem contar 7 ministros do STF Comprometidos com a esqueeda. São milhares de inimigos do povo. Vamos precisar da força e diciplina das forcas armadas.

  • Cumprimentamos Ilustre Gen. Edson Leal Pujol.
    O amanhecer do Novo Ano com todas as Bênçãos do dia de hoje e de todos os Amanhãs!
    Namastê!
    ¨¨¨
    Como é bom saber que manobrar com um exército é vantajoso, mas, manobrar com uma corja de apedeutas com sede de poder é perigoso. Virou mulambada mesmo!
    Todo homem pode ver as táticas que eles usam, onde conquistou, mas ninguém pode ver é a estratégia que envolveu a grande VITÓRIA!

  • O Gen Villas Boas prestou um grande serviço à nação brasileira.
    Tenho plena convição que o seu substituto irá prestar um serviço da mais alta relevância ao Brasil e apoiará a direita que quer consertar o estrago deixado pela esquerda que não soube honrar a confiança que a nação brasileira depositou no Governo corrupto do agora presidiário Lula e a sua sucessora Dilma.
    General Pujol, confiamos plenamente na sua capacidade de comandar o nosso valoroso Exército.

  • Já apareceu um otario da esquerda falando merda nos comentários, Zé roela comedor de mortadela 16 anos de roubo da nação e ainda aparece esses bostas defendendo a esquerda!!

  • Obrigada General Villas Boas! Que o Senhor Deus te abençoe! Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará!

  • Isso q é currículo, como comparar com o da Gleisi, do Paulo PImenta, do Lindberg Farias, e demais vagabundos do PT.

  • Quanto baba ovo lambe botas de milicos nos comentários ainda usam o nome do criador em vão, há mas é o deus Reptiliano desses lambes botas hehehehehe

  • Luciano vc é uma besta, abastado, pode até ser racista mais merda não, quem dera vc ter todos os cursos que esses caras tem, vc não seria o merda que é, burro

  • É bem próprio desses comunistas afetados, a covardia e ignorância. Ow, Luciano, vá extravasar esse seu desamor, lendo. Fica a dica; Afetada. Kkkkk

  • Pois é, cada vez que publicam alguma coisa sobre homens de estirpe, os vermes se manifestam!
    E são muitos!!!!
    Lamentável 😡

  • Luciano da Silva Alves seu “discurso” demonstra q no máximo deve ser um acadêmico esquerdopata tão ignorante que não sabe escrever a palavra fascista corretamente e muito menos o seu verdadeiro significado, o q me alegra é q vcs entrarão em extinção.

  • Quando a vida, impõe dificuldades, físicas e motoras, o homem desenvolve o intelecto.
    Obrigado, por sua dedicação e amor ao nosso Brasil!! Selva!!!!!!

  • Luciano da S Alves, seu FILHO DA PUTA, quantas vezes sacrificou a sua vida pelos outros ou por um objetivo comum?
    Só um militar de fibra, e com muito estudo e dedicação, chega ao posto de general!!!!
    Você deve só dedicar dar o cú para os amiguinhos, com o aval da mãezinha…. Babaca!!!

  • Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 2 timoteo 4-7.
    Obrigada por todo amor, sabedoria força e fe q teve c essa nação. Mesmo tao debilitado continuou o combate. Nossa eterna gratidão. Que Deus de a recompensa aqueles q nos protege como o Sr. o fez. Missao cumprida nosso GENERAL.

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...