fbpx

Deputado do Psol pede anulação do programa de escolas cívico-militares

 


O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP), com apoio da bancada do Psol, quer anular o decreto do presidente Jair Bolsonaro que cria o programa de escolas cívico-militares.

A justificativa do psolista é que a “militarização do ensino público” estaria sendo feita sem que se saiba o impacto na qualidade da educação pública ou as implicações da presença de militares, inclusive inativos, “em uma área estranha à sua formação e atuação”.

Para Valente, o decreto do presidente Jair Bolsonaro afronta a legislação educacional, entre outros motivos, por não respeitar a autonomia pedagógica e administrativa das escolas. “Os entraves legais para a implementação do Pecim são evidentes”, disse.

O deputado afirmou ainda que a militarização das escolas civis vem sendo questionada pelo Judiciário e pelo Ministério Público em diversos estados, já que o Pecim é executado em parceria com estados, Distrito Federal e municípios.

“Na Bahia, o Ministério Público Federal, instruiu as escolas públicas municipais que passaram a ter gestão compartilhada com a Polícia Militar a deixar de restringir a liberdade de expressão e a intimidade ou violar a vida privada dos alunos”, exemplificou, segundo a agência da Câmara.

O projeto será analisado pelas comissões de Educação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

41 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Os jovem precisam ter respeito pelos professores, pela escola que estudam e pela comunidade educacional que frequentam. E se para isso acontecer eles venham a perder a “liberdade de expressão, privacidade, etc”, que se danem. Escola é para estudar e obedecer. Não é para virar Puteiro.

  • Opinião que quem militava para os comunistas no regime militar, ou seja, para mim opinião de bandido ou qualquer vontade é nula, PSOL se pudesse matava todo mundo que não concordasse com suas loucuras como fizeram com o Bolsonaro na campanha….

  • Psolista asqueroso, claro que não deseja educação de qualidade para os jovens. Pra essa gente que até outro dia doutrinava ideologias de esquerda nas escolas, não se darão por vencidas com muitos professores comunistas que ainda praticam esse crime contra a sociedade brasileira

  • É mais um gesto para não deixar dúvida como a os partidos de esquerda do Brasil são péssimos para o desenvolvimento e construção de um país melhor.

  • Ivan Valente, sou parte da história.
    A ESCOLA que fiz os 4 anos de ginásio (sou da história) e os 3 anos de colegial, tinha uma diretora odiada por nós, estávamos em pleno regime militar de 1968 à 1974.
    Era regime militar, meninos não entrava com cabelos compridos e meninas não entravam com saia curta.
    Diretora odiada de outrora, mas endeusada por nós hoje, porque todos desta escola se formaram e são cidadãos de bem, nenhum BANDIDO!!!!
    #IvanValente , deixe suas convicções de esquerda de lado e raciocine, ou se inscreva numa escola militar …

  • Para o PSOL, os melhores educadores são aqueles formados a base de maconha nas universidades, que nada ensinam, só doutrinam. Também já está na hora de banir esse método “Paulo Freire” da nossa educação, pois só serviu para atrasar e rebaixar o Brasil.

  • Já avisaram pro avô do popaye que o tempo dele nesse mundo já acabou ? Em vez de criar algo de útil vai ficar fazendo pirraça q nem criança ? Acorda velho.

  • Pra que serve a esquerda brasileira? Desde sempre, para impedir que o Brasil dê certo.

    Se fossem escolas bixas-elegebetês, ele seria favorável.

  • Como um “imbecil coletivo” pode falar tal relação, esquecendo que o partido mor donde ele se encontra, teve os “melhores” resultados na educação, né, faça-me rir. Para tanto o tal de Ivan Valente, parece ter memória curta, esquece que nos 16 anos de pobreza cultural do Brasil, os comunas estavam a frente, portanto o Brasil assumia as últimas posições na questão da educação. Uma lástima, isso. Esse deputado deveria é se preocupar para melhorar a educação do Brasil, onde há milhares de pessoas analfabetas funcionais.
    >> BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS <<

  • CRIA VERGONHA NESSA BUNDA (não chamo isso cara) DEPUTADO DE MERDA , TU QUERES QUE AS SALAS DE AULA VOLTEM A SER PUTEIRO COMO ERAM? NO ENSINO CÍVICO MILITAR O ALUNO VAI APRENDER O QUE É SER UM VERDADEIRO HOMEM. TE PREPARA PORQUE NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VAIS LEVAR UM PÉ NA BUNDA

  • Este, Deputado e os Esquerdopatas, não tem o que fazer? Renunciem seus mandatos, estarão contribuindo mais com o Brasil, do que com suas tentativas de parar a nação brasileira

  • Essa facção partidária tem que ser extinta e seus membros enquadrados na Lei de Segurança Nacional, sendo banidos da vida pública para sempre.

  • Esse deputado deve não saber, com certeza, que todos os militares que atuam na função de professor tem formação pedagógica assim como eu. Acredito que na cabecinha dele o professor militar deveria ter a mesma “formação” ideológica do mesmo.

  • Esse pessoal do PT PSOL e mais alguns so solocando no paredao e fuzilar essa gente quer tranforma nosso amado pais em uma bandidagem so r o íor e quem vota nesses partidos pq pra votar nesses partido so sendo bandido da pior especie

  • Esse Deputado fala besteiras demais, antes dele pronunciar deveria ouvir os pais, e com certeza os PAIS DO BRASIL aprovam.

  • A onde desses pilantras de esquerda é a safadeza total, nao admitem a derrota nas urnas, o sstravo que fizeram na educação vai demorar uns 50 anos para se realinhar. Quem nao quiser ir pra militatizada, que vá pra outra escola.

  • Larga de ser ridículo, comunista dos infernos. As escolas militares são a melhor fonte de conhecimentos a ser transmitida aos alunos.

  • Eu vou falar uma coisa. Aqui em Curitiba existem 2 escolas desse modelo… os alunos concorrem pelas primeiras vagas em Medicina na UFPR… Sem cursinho…

  • Não entendo, as escolas militares são a quais os alunos apresentam os melhores desempenhos em cursos e faculdades, no Enem e vestibular, mesmo assim é ineficaz?..deputado deve incentivar a melhora na educação e não suprimir

  • Até quando teremos que conviver com tamanha estupides ? Qq ato para melhoria qualidade de nossas escolas é motivo de sei lá o que.

  • E mais uma vez a esquerda dessa vez o PSOL quer procurar justificativas para o progresso, pra eles está bom do jeito que está, drogas sendo vendidas nas portas das escolas, alunos agredindo professores, promiscuidade dentro das salas de aulas pra eles está bom assim.
    Mais uma vez é a esquerda mostrando o seu real objetivo.

  • Todos sabem do sucesso em Educação das escolas militares. As escolas cívico-militares, certamente, seguiriam esta tendência de excelência no ensino. O Psol não quer, de forma nenhuma, que este sucesso seja angariado por Bolsonaro & Cia, e o Brasil que se lasque. É só ver o resultado do Pisa que saiu hj que vcs entenderão o que estou dizendo.

  • Não sei quem são as pessoas que votam num energúmeno desses. Que é esse Ivan Valente!!
    Meu Deus do Céu que animal!!.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...