BrasilNotícias

Desemprego no Brasil: 12 milhões em janeiro de 2018, segundo IBGE

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil atingiu 12,2% e desempregados no trimestre encerrado em janeiro de 2018. O dado se mostra estável em relação ao trimestre anterior, quando a taxa era a mesma.

O resultado de janeiro é relativo ao período entre novembro de 2017 e o início de 2018. Segundo a análise do Instituto, o índice só não continuou em queda por motivos sazonais, já que janeiro é um mês em que muitos trabalhadores temporários são dispensados e tradicionalmente há um leve aumento.

Logo, se manteve a estabilidade é porque houve abertura de postos de trabalho. Tanto que essa estabilidade é reconhecida pelo IBGE como perdas de emprego, mas ao mesmo tempo contratações, que equacionaram os dados. Se não fosse a sazonalidade, teria ocorrido outra queda.

É possível afirma isso com base no número da “população ocupada”. Houve um aumento de 1,8 milhões de pessoas quando comparado com janeiro do ano passado. Isso também puxado pelo crescimento do trabalho informal.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close