MundoNotícias

Diminui a tensão entre Turquia e EUA

Ancara, capital da Turquia libertou o pastor evangélico Andrew Brunson

As tensões entre os EUA e Turquia tiveram um alívio esta última semana. Ancara, capital da Turquia libertou o pastor evangélico Andrew Brunson.

Trump afirmou neste sábado (13), que este foi um passo positivo para melhorar as relações entre os dois países.

Ao receber Brunson na Casa Branca, o chefe de estado Norte Americano declarou:

“Esta também não é uma situação fácil para a Turquia, estão a passar por situações difíceis e quero agradecer ao presidente Erdogan por tornar isto possível”

Em seu Twitter, o presidente dos EUA assegurou não ter feito nenhum acordo com a Turquia.

Em Izmir, Andrew era o dirigente de uma pequena igreja protestante e foi condenado a três anos e um mês de prisão por um tribunal da região por apoiar “organizações terroristas“, os separatistas do Partido dos Trabalhadores do Curdistão e Fethullah Gülen.

Gülen, foi acusado por Ancara de orquestrar o golpe de estado que fracassou em 2016 e  já tinha cumprido mais de metade da pena.

A crise diplomática aumentou consideravelmente por este caso. Washington aplicou sanções ao país que abalaram excessivamente a moeda turca, que acabou por agravar a situação.

Mike Pompeo, chefe da diplomacia americana, aproveitou o ensejo para solicitar à capital da Turquia que “liberte rapidamente” outros cidadãos americanos detidos no país e diplomatas locais da América do Norte.

Fonte: Euronews

Ver mais

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close