MundoNotícias

Ditador norte-coreano anuncia suspensão de testes nucleares

Pressão de Donald Trump fez efeito

O ditador norte-coreano, Kim Jong Un, anunciou a suspensão dos testes nucleares e de mísseis de seu país, bem como o fechamento de instalações de testes atômicos.

“A partir de 21 de abril, a Coreia do Norte interromperá os testes nucleares e os lançamentos de mísseis balísticos intercontinentales”, informou Yonhap, agência de notícias sul-coreana, citando a agência de notícias norte-coreana KCNA. “O Norte fechará instalações de testes nucleares no norte do país para demonstrar sua promessa de suspender os testes nucleares”, acrescentou a mesma fonte. O líder norte-coreano disse em comunicado que seu país não precisa mais realizar testes nucleares ou de mísseis balísticos intercontinentais, porque concluiu o processo de obtenção de armas nucleares.

No próximo 27 de abril está agendada uma reunião entre o presidente sul-coreano, Moon Jae In, e o ditador Kim Jong-un, com o principal objetivo de definir um local adequado para discutir a desnuclearização da Península Coreana, algo com que Kim se prometeu em março durante sua reunião em Pequim com o presidente chinês Xi Jinping.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou “muito boa notícia” a decisão da Coreia do Norte de suspender seus testes nucleares e de mísseis, e disse esperar ansiosamente pelo encontro com o ditador norte-coreano, agendada para meados de junho.

Trump também disse que houve “grandes progressos” no diálogo com Pyongyang e demonstrou sua alegria pela suspensão dos testes nucleares e de mísseis, bem como pelo fechamento do centro de testes nucleares que a Coraia do Norte tem no nordeste do seu território.

Informações: EL País

Ver mais

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Segundo o excelente canal de notícias militares, “Hoje no Mundo Militar”, as análises mais unânimes são de que esta notícia sinaliza a concretização do programa nuclear bélico da Coreia do Norte, ou seja, o subtexto é que o pior já aconteceu. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close