fbpx

Doria ameaça paulistas com lockdown e cobra isolamento: ‘Será que teremos que ver pessoas mortas nas ruas?’

 


O governador João Doria (PSDB) ameaçou, no que pareceu “terrorismo psicológico”, decretar lockdown no estado de São Paulo caso os índices de isolamento social não subam durante o “feriadão” antecipado de seis dias.

“Será que teremos que ver pessoas pessoas mortas nas ruas e nas calçadas para entendermos que a orientação da medicina para o isolamento social é a única alternativa que existe, seja no Brasil, seja no mundo, para preservar vidas?”, alarmou o tucano.

“Se os índices [de isolamento] crescerem ainda mais seremos obrigados a adotar o lockdown”, disse o governador, sem citar, no entanto, qual o índice atual de isolamento.

Há quase 60 dias o Estado de São Paulo enfrenta quarentena, mantendo abertos apenas serviços considerados “essenciais”.

Mesmo assim, nas últimas 24 horas, houve mais de 216 notificações de pessoas que teriam morrido no estado por Covid-19, chegando à marca de 5.363 mortes notificadas pela doença no estado desde o início da pandemia.

Um dos problemas mais alarmados em relação à pandemia do novo vírus chinês seria o colapso no sistema de saúde e uma possível falta de leitos para atender à demanda de casos.

Em quase 60 dias, mesmo com a possibilidade de fazer compras sem licitação, o governo de São Paulo parece ainda não ter encontrado solução para este problema, podendo finalmente liberar a população para trabalhar e fazer a economia a voltar a funcionar.

Para ajudar os estados, até abril, o Ministério da Saúde já havia liberado quase R$ 8 bilhões voltados para o combate ao coronavírus.

Ainda assim, parece não ter sido suficiente para solucionar problemas e Doria quer fazer recair sobre povo o aumento de mortes, justificando a falta de isolamento.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

7 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O objetivo desse idiota é dar feriado prolongado para as pessoas viajarem mesmo, depois jogar a culpa na própria população, e dizer ” ta vendo? eu queria liberar, mas vcs não cumprem o isolamento, vou ter que decretar o lockdown para salvar vidas”. Esse cara é realmente um psicopata.

  • Só se ele começar a matar moradores de rua e crackeiros para dizer que morreram de covid19.
    Bom, moro no centrão de sp e até agora não morreu um morador de rua desse vírus.
    Mas vai saber o que esse psicopata pode fazer…

  • O sr. Doria está levando o Estado à falência e já está mais que provado ser a quarentena inútil, além do aumento das mortes ter índices aumentados pelos motivos já conhecidos.

    A economia deve funcionar normal com todos continuando com as medidas profiláticas que já se tornaram padrão. Muitas empresas já faliram e o desemprego atinge índices astronômicos.

  • eu queria tanto ficar em casa sem fazer nada,mas e não posso, tenho 3 funcionários públicos pra alimentar… ai deles se eu ficar sem produzir…

  • Esse isolamento é uma piada de péssimo gosto. Não foi o governador de Nova York que falou que 84% das pessoas que foram infectadas estavam em casa? Parece que além de não ser a única, é a solução errada.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...