Em avião, Papa fala de cisma na Igreja, ecologia, Amazônia e sobre os que o chamam de comunista



Durante retorno à Roma depois de visitar países da África, o papa Francisco concedeu entrevista a jornalistas e falou de temas como cisma na Igreja Católica, ONU, Amazônia e sobre quem o chama de comunista.

As declarações são desta terça-feira (10). Francisco disse que sempre há risco de “cisma” na Igreja Católica, pois é uma das opções que o Senhor deixa à liberdade humana. Ele afirmou não ter medo de cismas:

“Sempre existe a opção cismática na Igreja, sempre, é uma das opções que o Senhor deixa à liberdade humana. Eu não tenho medo de cismas, rezo para que não existam, porque está em jogo a saúde espiritual de tantas pessoas. Que exista o diálogo, que exista a correção se houver algum erro, mas o caminho do cisma não é cristão”.

Foto: Agência Ecclesia

O pontífice ressaltou que as críticas ao seu pontificado não se limitam apenas aos católicos norte-americanos, mas que estão em toda parte, até mesmo na Cúria Romana:

“Eles dizem: o Papa é comunista… Entram as ideologias na doutrina e quando a doutrina escorrega nas ideologias, ali há a possibilidade de um cisma. Há a ideologia da primazia de uma moral ascética sobre a moral do povo de Deus”, observou.

A conversa no avião durou cerca de uma hora e meia. O papa aproveitou para falar sobre desflorestamento e biodiversidade, fazendo apelo para a proteção das florestas e dos oceanos. “É preciso defender a ecologia, a biodiversidade, que é a nossa vida, defender o oxigênio, que é a nossa vida”, disse.

Sobre a Amazônia, ele questionou: “Os governantes estão fazendo de tudo pela Amazônia? Alguns mais, alguns menos”.

O chefe da Igreja Católica acaba de retornar de Moçambique, Madagáscar e Maurícia e disse que ficou impressionado com a convivência entre as várias religiões na República da Maurícia, sustentando que “é a fraternidade humana que está na base e respeita todas as crenças”.

Francisco convidou os Estados Unidos e Reino Unido a respeitarem a decisão da ONU sobre a soberania maurícia do arquipélago de Chagos, que incluem a base norte-americana de Diego Garcia.

“Devemos respeitar a identidade dos povos, esta é uma premissa a ser defendida sempre. Deve ser respeitada a identidade dos povos e assim expulsamos todas as colonizações”.

O Papa regressa nesta quarta-feira (11) às atividades no Vaticano, com a audiência pública semanal na Praça de São Pedro.  As informações são da Agência Ecclesiae.

 

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

67 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Na verdade todo mundo esta é CISMADO com este Papa, se ele é mais socialista, comunista, globalista, fingido, ou tudo junto, e duvidando muito se ele é realmente Cristão.

  • O Papa discursa contra o socialismo e todas as ideologias, para um bando de imbecis afetados ficarem espalhando que ele é comunista. Todas as fontes que esta galerinha se baseia para tais acusações são esquerdistas explícitas ou anônimas. Quem busca a verdade sobre isto descobre que o Papa sofre perseguição midiática, como todos os outros sofreram.

  • Ele é argentino e como a grande maioria ele tem sua veia socialista sim. Aliás a América Latina tem como base do pensamento o socialismo, diria uns 80% da população. Ou seja, como é difícil não encontrar um socialista no nosso continente.

  • Tenho DEUS !
    Não religião!
    Às vezes assisto Missa, recordando Jesus Cristo, a um de seus Eternos Convites:___”Fazei isso em memória de Mim, à Sagrada Eucaristia.”

    Eu AMO Maria Santíssima, Perfeita Esposa do Cântico Espiritual.
    Os Anjos e seus Santos.

  • A Igreja Católica já acabou, só falta mesmo, efetivar de vez esse cisma.

    Papa não pode renunciar, desta forma, Bento XVI ainda é o único e verdadeiro Papa, esse Papa atual aí não é nada, só um comunista, globalista, infiltrado.

    Passou da hora de sair desse negócio de Foro de São Paulo, CNBB, Igreja Católica esquisita. Chega!!! Já não aguentamos mais esse negócio de destruírem a igreja devagar e por dentro.

    Já deu!

  • Esse “CISMA” configura o último segredo de Nossa Senhora!

    O fim da Igreja Católica Atual com “um Papa” numa “cruz diferente”.

    Percebemos claramente quem é este “Papa do fim dessa Igreja”, que venha/retorne a VERDADEIRA IGREJA CATÓLICA DE CRISTO inimiga de Satanás.

    CISMA JÁ!

  • Há muitos comentários digamos pobres e alguns arrogantes, a ponto de alguém dizer que “Tem Deus”, como se Deus fosse um objeto que ele compra em qualquer esquina, e o “tem”.

    Pobre coitado, nada sabe sobre a fé que diz ter, pois creio que seja isso que tentou dizer, “Fé em Deus”. Para ser mais correto, deveríamos dizer, “Sou servo do Senhor, não o tenho, mais procuro com minha fé e minhas ações, procuro cada vez mais que Ele “o Senhor Deus” me tenha. Em suma, não sou nada e somente Deus é tudo.

    Agora entrando na tema do artigo, acredito que este papa segue a linha progressista que permeia dentro da Cúria Romana, pois foi eleito, somente com a pressão de progressistas para que Bento XI abandonasse o barco de Pedro.

    E sendo dessa vertente, é claro que não deixa dúvidas quanto aos caminhos a tomar, mesmo ignorando toda a tradição apostólica.

    Porém, como leigo e fiel, acredito que o mais importante seja rezarmos por Ele e entregar nas mãos de Deus o destino da igreja.

    Que Nosso Senhor Jesus Cristo, fundamento da igreja seja luz para o clero, reforçando o que está nas escrituras: “As portas do inferno nunca a ultrapassaram”.

    Que a paz de Deus estejam convosco

  • Tenho DEUS!
    O homem não é importante pelo seu Ego, ou pela sua personalidade.
    Tenho Deus, sim!
    Sei que qualquer homem é importante, muitos não saibam ou ignoram porque, como alma, faço parte d’Ele.
    O mais sábio é aquele que busca a Deus. O mais bem sucedido é aquele que O encontrou.
    Graças a Deus.

  • Esse atual Papa é terrível e precisa ser destituído o mais rápido possível! Essa tal “linha progressita” que, a todo momento, procura desconstituir a instituição deve ser finalizada.

    Que a verdadeira “Igreja Católica RESSURJA” destas cinzas que nos deixaram, muito triste, porém, esperançoso!

  • Igreja Católica, hoje, só fachada!

    No momento em que Bento XVI disse ter renunciado ao papado e CAIU UM RAIO sobre a basílica do Vaticano no mesmo dia, ali a Igreja Católica já estava “CISMADA”!

    O resto foi teatro!

  • Esse Bispo Bergoglio é comunista de carteirinha,só cego pra não ver…Trabalha a favor dos globalistas, ele veio destruir a igreja por dentro.

  • O meus pulmões fazem trocas gasosas. Liberam CO2 e absorvem O2. Qualquer pulmão no planeta de qualquer animal faz isso. Já a Floresta Amazonica vegetal quando equiparada aos pulmões do planeta libera O2 e absorve CO2 durante o dia (FOTOSSÍNTESE) e durante a noite absorve O2 e libera CO2 (RESPIRAÇÃO). Que comparação frouxa. Árvores tem pulmões? Florestas tem pulmões? Franceses tem bunda dura?

  • Este Papa é um agente do Globalismo!

    Ele adota a agenda de defesa da Ecologia em conjunto com os Globalistas, defende a quebra de soberania de nações como faz a ONU e ainda defende o diálogo com ditadores e líderes comunistas..

    Só não vê quem não quer!

    Na própria reportagem acima o Papa faz uma sutil sugestão “quem não gostar da minha posição pode se afastar da Igreja, pois a cisma é uma opção embora não seja a melhor opção pra um cristão”

    Aonde ele deixa claro que é um objetivo dos Globalistas tomarem a Igreja por completo e expulsarem os fiéis fervorosos com esse papinho..

    Acordem!

  • Esse papa é um safado mesmo, com essa conversa mole. Se não me engano lembro de um que era assim e esta na cadeia (nine). E ele veio com essa que “devemos proteger o oxigênio”, isso me soa bem ideológico.

  • Não entendo porque alguns ataques ao Papa nos comentários desse artigo. Alguns ficam claros que a maioria reproduz falácias de blogueiros e o youtubers que agem com atitudes cismáticas! Quem desses blogueiros e comentaristas já leram as encíclicas papais, incluindo do Papa Francisco?
    A maioria das opiniões que observo aqui quando o assunto é Igreja Católica, na maioria é uma visão americana. Cuidado: os Estados Unidos foi fundado sobre a ótica Protestante com auxílio da Maçonaria. Há muito julgamento e pouco discernimento.

  • Não sabia que existia uma moral do “povo de Deus”. Pensava que houvesse uma moral cristã, a ser confirmada e defendida pela Igreja.
    De fato a saúde espiritual de muitos católicos está em jogo, com tanta ambiguidade por parte do pastor supremo da nossa Igreja. Lamentável.

  • Prezados.
    No Papa, não existe nada de comunismo; a não ser a religião e a fé!
    Existe sim, um formigueiro enorme que vive dia e noite, analisando a bel prazer todas
    as palavras do Papa, com a única finalidade de tentar destruir a igreja e confundir as pessoas e os povos.

  • Jesus não comentava noticias dando opinião. Ele falava em parábolas para que cada um gerasse sua opinião, e destas opiniões ele apontava um Norte a ser seguido. Família, Respeito as pessoas e a Vida. O Papa deve comentar os ensinamentos de DEUS na Bíblia e lutar sempre pela preservação da Família.

  • A doutrinação socialista necessita de assentimento intelectual. Para a tristeza dos católicos, nem o seu Papa está livre disto! Em outros tempos os Papas defendiam os cristãos, este aí defende tudo: a convivência entre as várias religiões, ecologia, biodiversidade, o oxigênio e etc. Enquanto isso Cuba, Bolívia, Venezuela, China, Coréia do Norte, Moçambique, África do Sul, Muçulmanos em geral e outros perseguem e matam os cristãos e ele não diz uma só palavra para defende-los.

  • O Chico, que eu não considero papa, já recebeu Jesus crucifixado na foice e martelo do cocalero Morales, igualou o cristianismo com islã, defende a invasão na Europa por mulçumanos, visitou a ilha prisão do Fidel para dialogo, parabeniza o casal de machos Toni Reis e David Harrad que batizou seus filhos na igreja, disse que comunistas são como cristãos.
    O que os padres, bispos, leigos da igreja etc estão esperando para expulsar e individuo da igreja? Tenho fé que um dia as suas vestes papais irão cagar essa merda viajante e falante! Não há como respeitar um individuo deste!!

  • o papa devia explicar como manter a identidade dos povos sendo um globalista….talvez seja na comida e no folclore mas obedecendo em tudo aquilo que a ONU determinar

  • Qualquer um que queira distribuir aos pobres e alimentar famintos é chamado de comunista. Não sei se seria essa a definição correta de comunismo, mas é isso que os anti-comunistas pensam, morrem de medo de perder suas extravagantes possessões.

  • Só para entender, me explica porque estou meio desatualizada por questões familiares, como seria esse CISMA? Como seria dividida a Igreja atual e como fica a hermenêutica no sentido de que o “Corpo de Cristo não se dividem” ? 🤔

  • A fala DESSE papa, seu linguajar, suas atitudes estão PERFEITAMENTE descritas no livro “Poder Global e Religião Universal” de Juan Claudio Sanahuja.
    .
    A paz como fim em si mesma e sinônimo de “ausência de conflito armado”. O respeito como sinônimo de aceitar tudo, o bom-mocismo e o pacifismo, a justiça social em detrimento da Justiça, as aparências…
    .
    Eu respeito tanto o Papado que não entendo como este sujeito virou Papa. Não se vê diferença entre eles e esses bispos comunistas da CNBB. Acho que não haja quaisquer diferença de pensamento entre eles. A única diferença é que, por estar numa posição de maior (muito maior) visibilidade – exposição – ele vê alguma necessidade, ainda, de manter um certo, embora pequeno, comedimento…

  • Este Argentino pode e deve falar da Argentina. Deixa o Brasil em paz. Ele não é representante de Deus na Terra. É só um comunista.

  • Um Papa que nao usa as escrituras, que não se ajoelha ao altar, que prega união de religiões, Gaysismo, comunismo e sempre solta pérolas que nos assustam…. senão muito estranho!

    Cadê JESUS CRISTO? Fale só dele e mantenha a igreja firme em seus alicerces, chega de GLOBALISMOS!

  • Aqui no Brasil só se fala de CNBB…. Campanha de fraternidade… sínodo e etc.
    Sempre assuntos “ESTRANHOS” e atravessados.

    Os padres ficam caladinhos como se nada estivesse acontecendo!
    Cadê a Igreja para desconstituir esse povo todo, está conivente com tudo isso?

    As coisas estão mais claras do que tudo, só não vê quem não quer! Como disse um colega aí acima.

    Pra mim já está dando!

  • A igreja é um Estado teocratico e só existe um papa Bento XVI o psedou papa Franscisco é uma fraude. Como dizia a ex-senadora e atual governadora petista do rio grande do Norte “o papado de Francisco é Gopi!”.

  • A igreja é um Estado teocratico e só existe um papa Bento XVI o psedou papa Franscisco é uma fraude. Como dizia a ex-senadora e atual governadora petista do rio grande do Norte “o papado de Francisco é Gopi!”. Cisma nelles!

  • Como advertiu o renomado escritor francês, o movimento LGBT deveria colocar mais uma letra no emimente anagrama o “P” de padre pedofilo. Talkey. Agora é LGBTP.

  • Como advertiu o renomado escritor francês, o movimento LGBT deveria colocar mais uma letra no eminente anagrama o “P” de padre pedófilo. Talkey. Agora é LGBTP.

  • É COMUNISTA SIM , ATÉ O TRUMP JA DEU UMAS NA CARA DESSE VELHOTE GLOBALISTA TAMBÉM E PRÓ AGENDA GLOBAL, TEM VÁRIOS VIDEOS DELE LUTANDO CONTRA OS VALORES CRISTÃO, E TEM IDIOTAS UTEIS QUE SEGUEM ESSE VATICANO CORRUPTO E SATANICO

  • Vejam as atitudes deste senhor, recebendo uma foice e martelo do indio cocaleiro. recusando-se a vir no Brasil para comemoração de Aparecida, os comentários sobre o governo e a Amazonia. Caso não seja comunista, atesta ser pior, seja eh um grande imbecil, minando as bases da Igreja Romana, esta que esta sendo rapidamente suplantada pelas pentecostais.

  • Comunista não é aquele que acredita no comunismo, mas os que jogam O POVO nesse abismo de ideologia genocida, depravada, louca sem limites.

  • A questão é a seguinte: se vocês agredirem e/ou atacarem verbalmente o Papa, quer seja na forma de xingamentos ou notícias negativas sobre ele, vocês acham que vão conseguir atrair mais gente À FAVOR ou, adivinha, CONTRA vocês? É uma questão INTERESSANTE para se pensar, não é mesmo? Será que não é melhor ficar QUIETO? 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

  • Esse indivíduo com comentários rebuscados, parece que está em um STF, não fala para o cidadão comum, cheio de viés, não sei como tem alguns que acreditam!
    ” Thus saith the Lord; Cursed be the man that trusteth in man, and maketh flesh his arm, and whose heart departeth from the Lord.” Jeremiah 17:5!

  • Cara Bruna Pieri, Moral Asséptica é diferente ascética!! No original é asséptica………..
    ISSO TEM MUITA DIFERENÇA.

  • Quem conhece a história do Papa Francisco, quando sacerdote na Argentina, jamais diria que ele é comunista. O Papa, sucessor de Pedro, segue e proclama o Evangelho de Cristo. Ele nos mostra o caminho que Jesus Cristo ensina a viver. Se hoje, o mundo vive uma miséria em todos os sentidos é porque se afasta desses ensinamentos e abraça o hedonismo. Conhecemos com humildade os Evangelhos e a Igreja Católica. Não nos deixemos levar pelos interesses desse mundo.

  • Cardeal Burke convocou o povo católico a fazer 40 dias de jejum e oração pelo Sínodo da Amazônia. E cá entre nós… é o que podemos fazer. Que adianta entrar na internet e xingar o Papa como já fiz tantas vezes? Ignorante, comunista e o escambal que seja, é o Papa, o doce Cristo na Terra, por mais que nos desça amargo na goela. Segundo Santo Tomás, nenhum homem tem poder ou juízo não temerário para julgar o Papa, durante sua vida. E, após sua morte, o tem apenas seus sucessores. Quem pode julgar Bento XVI por ter abandonado o pontificado e permitido a eleição de um Francisco? Quem pode julgar São João Paulo II por ter criado cardeais a tantos traidores de Cristo, maçons; ter ordenado bispos a tantos apóstatas declarados e não ter excomungado homens como D. Helder Câmara quando ainda era tempo… O governo temporal dos pontífices sempre foi algo estranho, cheio de erros: uns mais, outros menos. Francisco não é diferente neste aspecto. Humus est. Homus est. E de sua humanidade, de sua pequenez, surgem seus erros os quais são aproveitados por Satanás e seus discípulos. Há mais condescendência com Bolsonaro e seus erros, que a Francisco e seus erros. Mais misericórdia de nós cristãos com um presidente, que se posiciona como católico ainda que seu posicionamento moral não seja ortodoxamente católico e seu governo ainda menos, que com o Vigário de Cristo que faz de seu governo um palanque de sabe-se lá quantas ideologias. Natural, pois a quem muito é dado muito é cobrado: o será por Deus e o é pelos homens. Mas de nós cristãos, católicos, é exigido mais. Rezemos pelo Santo Padre e pelos bispos que se reunirão no Sínodo cujo Instrumentum Laboris é herético e apóstata, tal qual o é Dom Cláudio Humes e os bispos que apoiam a mesma causa. Rezemos pois o Santo Padre devia temer mais o cisma e a perdição das almas que essa bobagem ecológica. Mas quantos de nós não andamos de mãos dadas com os heréticos protestantes e os tratamos como se fossem igualmente cristãos, sendo mal exemplo para eles? Quantos destes não acusam o Papa de relativista? E de fato o Papa é, mas esquecem-se de seus próprios cravos. Se, para não perder dinheiro, não combatemos os protestantismo e seus erros, dos quais o socialismo é apenas filho junto ao ateísmo, o liberalismo e tantas outras imbecilidades de nosso tempo… por que ser tão implacável nas críticas ao Papa? Rezemos, pois a nós resta-nos clamar a Deus. Ele, e não Francisco, é o Soberano Senhor do tempo e da história, Senhor da única Igreja, da única Religião, fora da qual não há salvação. Rezemos, jejuemos. Não apenas pelo Santo Padre e os Bispos, mas por toda sorte de idiotas que nos rodeiam e principalmente por nossa própria conversão, pedindo a Deus clemência por todas as vezes que fomos e somos idiotas.

  • O concilio vativano II veio, e mesmo que sua letra fria não contivesse heresias (mas contém!), este, por meio de sua linguagem ambígua, permitiu as brechas para as loucuras que hoje ocorrem na Igreja: comunhões sacrílegas, “missas ” afro, e ninguém (ou poucos) se deram conta. O atual “papa” escreve uma carta (Amoris Letitia) onde, de forma ambígua, acaba permitindo a comunhão de casais em segunda união (em pecado mortal!) e poucos perceberam (exceto os cardeias e bispos das dubia e um punhado dos que já estavam de orelha em pé)… Em suma, bergoglio dá tantas bandeiras de ser herege e comunista (ambos são praticamente sinônimos) e a anestesia continua…Ele diz que devemos obedecer à Onu e ninguem se assusta!!!!! O cisma já existe, está apenas canuflado de igreja…

  • O Papa tem que ser evangelizador, ide a todo o mundo e pregai o EVANGELHO.
    Este Senhor Mario Bergoglio não é meu papa. o Papa que considero é o BENTO XVI, que está enclausurado e preso a uma pulseira eletrônica sendo vigiado 24 horas por dia.
    A igreja católica está abalada na sua Estrutura. Sempre desconfiei da renuncia de Bento XVI, agora esse episodio deixou de ser desconfiança para ser uma certeza. Deus é fiel.

  • Quando vemos este Papa criticar apenas os Países não alinhados a pauta esquerdista, fica óbvio qual é a sua posição. Nenhuma crítica aos genocídios causados pelos ditadores comunistas, nenhuma palavra sobre a perseguição aos cristãos na Bolívia e nos países muçulmanos, que ele, inacreditavelmente, chamou de “irmãos”, e ainda acreditam nas boas intenções deste homem?

  • Para aquele que citou a desinformação soviética e o mito do “Papa de Hitler”… o que tenho a dizer é o seguinte. O mito do “Papa de Hitler” só “pegou” muito depois do fim da Segunda Guerra Mundial.
    .
    A geração que conheceu Pio XII e o viu atuante contra o comunismo e o nazismo jamais creu nessa história. Ela testemunhou as ações e os posicionamentos de Pio XII.
    .
    Já o Papa (?) Bergoglio é diferente. É JUSTAMENTE a geração que o vê atuar é que desconfia dele, isso quando não o acusa abertamente de globalista e/ou comunista!
    .
    A geração que creu no mito do Papa de Hitler o fez por segunda mão, o fez porque ouviu uma versão, uma narrativa, uma história. A geração que desconfia de Bergoglio o faz porque vê o que ele faz e ouve o que ele próprio diz. Há aí alguma diferença… e ela nem é tão sutil assim tsc tsc tsc…

  • Jorge Bergoglio é comunista sim. Só não vê quem não quer. Ele é o maior inimigo da soberania brasileira e vai lutar pelo corredor Anaconda como território para consolidar sua igreja ecopagã e aí propagar seu domínio sobre a América., que ele chama de Pátria Grande.
    O cisma vai colocar os verdadeiros católicos do lado de Bento 16 e os mornos do lado do argentino.

  • Estou aqui pensando no trecho desta frase: “Entram as ideologias na doutrina e quando a doutrina escorrega nas ideologias, ali há a possibilidade de um cisma”. Perfeita!!! Vou traduzir para os que não compreenderam: “Entra a fumaça de satanás na Igreja e quando a Igreja cai nas armadilhas do demônio, ali há a possibilidade de um cisma”. Detalhe 1: A Igreja é a responsável pelo depósito da Fé! Detalhe 2: O chefe da Igreja é o Papa.

  • CISMA:
    O catolicismo está diante de um cisma num futuro próximo, cisma este se não for o maior dos últimos séculos será o maior nos estragos que advirão no universo religioso católico mundial, pela grande perda de fiéis no ocidente europeu cristão, no continente americano e principalmente no Brasil, o país que ainda é o maior em número de fiéis católicos.
    O cisma em questão está sendo provocado pela maior autoridade mundial do catolicismo o Papa Francisco, juntamente com Cardeais e Bispos suas maiores autoridades religiosas, que vêm pregando imposição de seus posicionamentos políticos ideológicos contrariando aos propósitos de Nações autônomas, ao invés de pregar a religião católica, a fé para a salvação das almas, a caridade com o próximo.

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...