BrasilNotícias

Em congresso da CNBB, estudante defende autonomia da família e rechaça ideologização da Igreja Católica

Por Nando Castro, especial para o Terça Livre – 22/02/2018

(Reprodução/Facebook)

“Estamos em um evento católico, da Campanha da Fraternidade, e eu ouvi pouquíssimo falar sobre o papel da Igreja”. Foram com essas palavras críticas que a alagoana Carolina Dias, de 17 anos, iniciou sua breve exposição na mesa de debates no fórum Rota da Vida. O evento foi promovido pela Arquidiocese de Maceió em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na última terça-feira (20), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Alagoas.

De acordo com Carolina, em entrevista exclusiva para o Terça Livre, o convite para compor a mesa foi feito de última hora no local por um dos organizadores do evento. “Depois que eu fiz uma intervenção em uma das palestras, fui chamada para participar da mesa, pois um dos convidados não compareceu e muita gente gostou da pergunta que eu fiz”, pontuou.

Em sua fala no evento, Carolina criticou a crença nos feitos advindos do Estado e destacou o que considera ser as principais instâncias a serem seguidas pelos cristãos.

“A Igreja vai continuar entregando os jovens e adolescentes ao Estado? Ao Estado que é tomado por políticos corruptos que roubam nosso dinheiro? (…) O Estado não é a nossa babá. (…) Primeira instância: família. Segunda instância: Igreja. Terceira instância e em último caso: a intervenção do Estado”, afirmou a jovem em sua exposição no fórum.

O vídeo da palestra, que foi publicado pelo Leonardo Dias, amigo da Carolina, já conta com mais de 215 mil visualizações e gerou manifestações de várias pessoas no Facebook, entre elas, o filósofo Olavo de Carvalho, que elogiou a iniciativa da jovem.

Segundo o jornalista e colaborador deste Terça Livre, Bernardo Küster, notadamente conhecido pelas suas críticas à Teologia da Libertação, iniciativas como a da Carolina precisam ser apoiadas pelos cristãos, em especial os católicos. “O que nos leva à transcendência é a Igreja e nossos exemplos são os santos, e não grupos partidários e ideológicos. Esse levante dos católicos é necessário para resgatar o verdadeiro sentido do catolicismo, que nada tem a ver com militância partidária”, destacou.

A repercussão do vídeo de Carolina gerou uma imensa repercussão em seu perfil pessoal no Facebook. Segundo a estudante, além da movimentação nas redes sociais, ela tem recebido diversas ligações de sacerdotes, elogiando a sua fala no congresso.

Sobre as mensagens de apoio que tem recebido, a estudante é mantém o seu objetivo. “Peço apenas que rezem por mim e pela Igreja, pois tudo precisa ser feito pelo bem da Santa Igreja e assim deve continuar sendo. Nada por vaidade ou pelo ego, mas, apenas, por Cristo”, completou.

O vídeo da palestra pode ser conferido aqui.

Tags
Ver mais

Allan Dos Santos

Pai, empresário, jornalista e apresentador do Boletim da Manhã no canal Terça Livre TV.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close