fbpx

Em meio à revolução no Chile, Maduro diz que metas do Foro de São Paulo estão sendo cumpridas

 


Os protestos que começaram no dia 14 de outubro no Chile, já deixaram três mortos, mais de 300 detidos e uma onda de incêndios e saques.

A capital do país, Santiago, amanheceu ontem (20) patrulhada por militares, o que não acontecia desde o final da ditadura do general Augusto Pinochet, em 1990.

Dias atrás, o Equador passou pela pior crise social após o último anúncio econômico do presidente Lenín Moreno. O mesmo aconteceu nas últimas horas no Chile. 

Nos dois países, foram desencadeados protestos violentos que deixaram mortos, milhares de feridos e detidos. Apesar das demandas dos movimentos sociais, o governo de Moreno acusou o ex-presidente Rafael Correa e o ditador venezuelano Nicolás Maduro de estarem por trás da violência. 

Neste domingo, Maduro respondeu às acusações com uma mensagem um tanto quanto “sugestiva”.

Maduro diz que “O plano vai perfeito” e que “Todas as metas que estabelecemos para o Foro de São Paulo estão sendo cumpridas, por isso devemos continuar. Estamos indo muito melhor do que pensávamos”.

No sábado (19), o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ) da Venezuela  acusou o Foro de São Paulo de incentivar as manifestações violentas no Chile e no Equador.

O TSJ alertou que o Foro “é o mecanismo usado pelo crime organizado para desestabilizar a democracia no Hemisfério”.

A declaração do órgão judicial destaca que desde a última edição do Foro, realizada em julho deste ano em Caracas (Venezuela), houve situações que de fato alteraram a tranquilidade das repúblicas do Peru, Equador, Colômbia e agora no Chile.

Às alegações de Lenin Moreno, Maduro respondeu com um insulto:

“Agora eles culpam tudo a mim e a Venezuela. Que os estudantes, trabalhadores e camponeses saíram da Colômbia para protestar em massa e que o povo do Equador se levantou contra o Fundo Monetário Internacional, diz o estúpido Lenin Moreno, que enviou 200 homens para lá, é culpa de Maduro ”

E acrescentou:

“Agora o povo do Chile se revolta e se levanta e o direito do Chile também diz que a culpa é de Maduro. Não é culpa de Maduro é culpa do Fundo Monetário Internacional e do capitalismo selvagem”.

A declaração de Maduro foi feita durante discurso no encerramento do I Congresso Internacional de Comunas, Movimentos Sociais e Poder Popular, horas depois de Diosdado Cabello, número dois do chavismo e presidente da Assembléia Nacional Constituinte (ANC), dizer que o que está acontecendo na região “é apenas uma brisa leve” e que “Agora vem o Furacão bolivariano “.  

Com informações da InfoBae

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

18 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Inclusive óleo nas prais brasileiras faltando poucos meses para o verão… quebrando a economia do setor hoteleiro. Mas vocês vão pagar… um dia vão.

  • As esquerdas te assustam ?
    Vamos esquecer outros países e vamos ficar só no Brasil.
    Estão lembrados de junho de 2013 e os N$ 0,20 de aumento nas passagens de ônibus ? Parecia que ia estourar uma revolução esquerdista , mas a coisa virou , e aquilo foi a semente de uma insatisfação popular , que a esquerda não comandou , que cresceu e no fim acabou elegendo o Bolsonaro. A reza usada e abusada pelas esquerdas cansou e já não funciona mais. As esquerdas não tem tanto poder de comandar as massas como eles próprios alegam.
    Diferente de 2013 , quando o poder estava com o PT , e as esquerdas podiam pintar e bordar , hoje o cenário está bem diferente.
    Corre por ai que a soltura do Lula será o início de uma grande manifestação popular , mas falta uma pergunta : a favor ou contra ?
    Todos diziam que no dia que o Lula fosse preso , haveria um violento levante popular. O Lula foi preso e a maioria dos brasileiros assistiu a ópera bufa que o Lula interpretou pela televisão.
    Se formos levar todo o globo terrestre em conta , as esquerdas nunca estiveram tão fracas, e o desmoronamento da União Soviética e a libertação das ditaduras militares que formavam o pacto de Varsóvia, fizeram da Europa um ambiente muito árido para existir um governo hegemônico de esquerda por lá .
    A ultima esperança é a América Latina , e a coisa vinha bem quando o Lula e a Dilma mandavam no Brasil e usavam o BNDES e as construtoras para mandar dinheiro para muitos países.
    Isto acabou.
    E no Perú , houve um golpe ao contrario, pois lá , como cá , não queriam punir os corruptos que a Odebrecht comprou por lá . O presidente fechou o Congresso e o STF de lá . E o que aconteceu ? Teve 74% de aprovação popular.
    Então este discursinho do Maduro parece muito com aquele da Maria Antonieta caminhando para a guilhotina . É o desdém dos derrotados.

  • Vocês esqueceram de uma coisa: EXISTE UM DEUS NO CÉU QUE NUNCA DORME E TUDO VÊ! AH, sim!!! comunista é ATEU!! ok, Então vocês verão mesmo com total descrença, para grande perplexidade, a ação do TODO PODEROSO que colocou o presidente Bolsonaro no poder não pra cair, mas pra DERRUBAR os inimigos da justiça, fé cristã, família e todo povo brasileiro de bem. Eu não tenho nenhuma dúvida que toda arma preparada vai cair em NOME DE JESUS!!!! Só quem colocou o presidente é que pode retirá-lo. E quem o colocou foi o mesmo que o salvou da morte: JESUS! Ninguém pode impedir os plano de Deus! O temido Golias morreu ridiculamente com uma simples pedra jogada por um menino. Maduro e toda sua corja CAIRÁ da mesma maneira! EU CREIO!!!

  • Dificuldade de interpretar texto Maduro foi irônico… falando da paranóia em relação a Venezuela.Embora ele não preste todo governo fracassando atribui a ele culpa é a Geni do continente

  • essa praga desse maduro vai morrer pelas mãos de um venezuelano, pois chega uma hora que os comparsar não toleram a arrogancia

  • Recentemente os anti-patriotas/Anti-Bolsonaro, colocaram fogo na matas com o objetivo de atacar e se vingar do nosso B17, agora jogaram óleo no oceano e com o mesmo propósito, sabemos que eles (ptistas) usam a desordem e clamam o terror para tentar desestabilizar o govero/Brasil. Vivemos em outro momento, temos mais pessoas informadas, graças as redes sociais, vejo a qualquer momento situações parecidas com a do Perú acontecer aqui no Brasil. As formas armadas tem que interferir, pois as gangues estão agindo, e nós já fomos às ruas pedir ordem, iremos mais vezes, porém surtiu pouco resultado os protestos. O povo está querendo ser voluntários às forças armadas, vestindo os uniformes e juntando com os demais e colocar ordem na casa.

  • O que será que falta para algum herói meter uma bala na cabeça desse ditador safado , narcotraficante sem vergonha

  • Heheh, esse Maduro ou melhor, esse Podre disse que o FMI é capitalista selvagem? Emprestando a juros baixissimos?? 8% ao ano é ridiculamente baixo… Kkkkkkkkk,esse Maduro nao tem jeito mesmo, mente demais.

  • Sr. Fernandes, belo discurso em nome de Deus, mas pense bem: Colocar tudo na conta de Deus é muito rasteiro. Deus não elegeu o Bolsonaro, apenas não interveio no arbítrio de cada um. Quando você em armas caindo, o Bolsonaro fala o contrário: Armar o povo para que esse cumpra o dever do estado (Segurança pública).
    Pense um pouco antes de abrir a boca, pois pode sair um besteirol sem fim.
    Ah! O próprio Deus disse: O que faz mal é o que sai da boca do home.

  • A “cova” dele está sendo cavada agora…ele não percebeu que a esquerda não tem mais esse poder q tinha. Em 2020, ano que vem, sua derrota virá bem linda e majestosa.

  • Nilton Santana, a liberação de armas p a população de bem é p esta se proteger justamente do governo, p que o povo nunca fique na mão de um governo totalitário, como Hitler (população totalmente desarmada), como na Venezuela (população totalmente desarmada), na URSS, na China…todos esses países p terem poder sobre o povo o desarmaram antes…Bolsonaro quer justamente fazer o contrário (contrário do PT-q desarmou a população, mesmo esta pedindo o contrario em referendo-pq a intenção deles é submissão p dominação)…USA, por exemplo, não tem como ter um ditador por ter a população totalmente armada.
    Segundo a sua lógica deveríamos acabar com os planos de saúde privados pq todos têm q usar o SUS pq o governo oferece.

    Pense um pouco antes de abrir a boca, pois pode sair um besteirol sem fim.

  • Nilton Santana, a Bíblia que você citou em seu preconceituoso texto também diz: “Não julgueis para que não sejais julgado”. E mais: “a boca fala do que está cheio o coração”. E pra terminar: “Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites”.
    Uma lição de graça: Da próxima vez que fizer uma citação que não é sua, não cometa o assassinato da ortografia. Ponha entre aspas. Sem mais!

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...