Em nota, MEC denuncia fake news e desmascara o jornalista Ancelmo Gois no “O Globo”



Em reportagem assinada por Ancelmo Gois e publicada nesta terça-feira 29/01/2019 no jornal O Globo, o colunista faz fortes acusações ao ministério da Educação imputando responsabilidade à gestão atual pela retirada de conteúdos sobre personagens como Karl Marx, Friedrich Engels, Marilena Chauí e Jean Wyllys da TV Ines.

Gois afirma em sua coluna, segundo o próprio periódico destaca:

“Ligada ao Instituto Nacional de Educação para Surdos (Ines), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), a TV tirou do ar uma série de vídeos que abordavam personagens ou temas associados à esquerda”

O MEC acaba de divulgar comunicado oficial não somente desmascarando o viés ideológico, bem como a intenção de criar uma falsa narrativa dos fatos relatados pelo colunista, destacando entre outras coisas que a prática “denunciada na reportagem”, era parte do expediente de organizações como a KGB (Comitê de Segurança do Estado Soviético), instituição diretamente ligada ao treinamento de pessoas em marxismo e leninismo em diversos países do mundo, formação esta, recebida e declarada pelo próprio Ancelmo Gois (Clique aqui para acompanhar a entrevista) . Confira comunicado na íntegra:

COMUNICADO DO MEC

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) instaurou sindicância para obter todas as informações relacionadas à retirada sem autorização de alguns vídeos do seu site e atribuir as devidas responsabilidades. A diretoria do Ines também tomou a decisão de reinserir no site os vídeos que foram apagados.

A apuração preliminar já identificou, entretanto, que os vídeos foram retirados em abril e em novembro de 2018, o que demonstra que a nota publicada na coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo do dia 29 de janeiro de 2019 é tanto falsa quanto maldosa ao atribuir a responsabilidade ao Ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, que só assumiu o Ministério em janeiro deste ano.

Ao contrário do que quer fazer crer o colunista, ludibriando dessa forma os leitores do jornal O Globo, durante a sua vida como docente, o ministro da Educação sempre ensinou e defendeu a pluralidade e o debate de ideias, recusando-se a adotar métodos de manipulação da informação, desaparecimento de pessoas e de objetos que eram próprios de organizações como a KGB, o serviço secreto do governo comunista na antiga União Soviética, que na década de 1960, quando de sua fuga do Brasil para a Rússia, protegeu e forneceu identidade falsa para o colunista de O Globo. Na época, segundo ele próprio declarou em entrevista ao site da Associação Brasileira de Imprensa em 2009, Ancelmo Gois foi treinado em marxismo e leninismo na Escola de Formação de Jovens Quadros do Partido Comunista soviético.

Cabe lembrar também que, como dito em diversas oportunidades em nossos programas no canal do Terça Livre, o escritor Osvaldo Peralva, em seu livro “O Retrato”, conta com detalhes alguns outros treinamentos para jornalistas brasileiros promovidos pelo comitê central do partido comunista da União Soviética.

E para quem deseja aprender mais sobre o tema, recomendamos a leitura do Livro “1964, O Elo Perdido”, disponível em nossa livraria. Link: https://livraria.tercalivre.com.br/1964-o-elo-perdido

Sobre o Colunista

Redação Terça Livre

Redação Terça Livre

25 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Cadê a abertura de processo por calúnia que Olavo de Carvalho sugeriu que devesse ser feito de agora em diante contra esses jornalecos e seus reporterecos???????? Em vez disso, Mourão se dizendo honrado entre estes mesmos profissionalecos… Éeeeeeh… Bolsonaro que se cuide e tomes suas decisões mais corretas assim que puder! Vivemos um momento tão grave e delicado quanto o pré-segundo turno… #OlavoTemRazãoDeNovo

  • Eu já li bastante sobre o comunismo.
    Sem dúvida,” o problema do comunismo é querer reformar o batedor de carteiras proibindo os outros de usarem bolsos.”
    É considerado uma doença, o comunismo. Pode ser controlado, mas vai sendo eliminado.

  • Ótimas Bibliotecas tem livros sobre todas ideologias.
    Sobre partido dos pulhiticos” no Brasil, quer impor o comunismo-“buxevista”, aquele regime dos lunáticos com alguns espertalhões, pés raspado pretendem impor o de sempre: subtrair do que somar.
    Imprensalão X imprenxuleca, bando X corja, formando QUADRILHA.
    Aí eu grito:

    CADEIA!

  • Leonardo, vc tem total razão. Mourão não me inspira confiança. Eu tenho impressão que ele vai querer apunhalar o nosso presidente pelas costas. Haveria alguma forma de.derrubá-lo (Mourão) antes disso acontecer? Alguem saberia responder?

  • Primeiro que uma rápida conferida no Google Web Cache mostra que esses vídeos estavam online até janeiro, e não foram removidos ano passado como mente descaradamente a nota do MEC.

    E o final dessa nota é risível, só faltou mencionar o Lula ou o Adélio.

  • Todos vocês podiam voltar para a casa da puta que os pariu! Não fazem nada para melhorar o país! Defendem comunismo, falam mentiras, e gastam tempo procurando cache!!!

  • Não há gente mais construtiva que está penquinga de gente ? Claro que há. É só não estimular a nediocridade.

  • Assim como outras pessoas comentaram, também não confio nem um pouco nesse Mourão… Tenho a impressão que ele está planejando algo pelas costas do Bolsonaro…

  • Jacke, Erros de grafia? Ortografia?
    Porque palavras escritas erroneamente eu não vejo, apenas vírgulas colocadas em lugares, que eu não colocaria, pois ao meu ver alguns lugares não precisavam de vírgula, e outros não precisavam de vírgula.
    (OBS.: Se tu veres algum erro ortográfico no texto da imagem ou no meu, por favor, me avise.)

  • Ñ sou o Jack mas vamos lá…
    A palavra Ortografia significa “escrita correta” então é um paradoxo usar as expressões “erros e ortografia” para se referir a escrita incorreta.
    Quando vc escreve “pois ao meu ver alguns lugares não precisavam de vírgula, e outros não precisavam de vírgula” vc apenas repete a mesma informação tirando totalmente a coerência textual.
    Já na frase “Se tu veres algum erro ortografico”.
    Ocorrem dois desvios gramaticais (já que pela sócio linguística ñ se atribuem erros no uso da linguagem). O primeiro é com a conjugação do verbo “ver” que é umverbo irregular, que apresenta alterações no seu radical e nas suas terminações. Logo seu uso no futuro do subjuntivo ficaria “se tu vires”. E novamente o uso da expressão “erro de ortografia” quando na verdade a expressao gramaticalmente adequada é “erro de grafia” ou “desvio gráfico”.
    E mesmo que o texto em voga contenha alguns usos irregulares da pontuação é inconcebível em um site do Ministério da Educação que deve sempre primar em dar exemplo ao seu público alvo (professores e alunos) no que diz respeito ao uso padrão da língua materna.

  • Honestamente, não vejo erros na grafia da nota do MEC. Concordo que o primeiro período do último parágrafo está enorme. Eu pessoalmente faria frases mais curtas e colocaria mais pontos finais ao invés de tantas vírgulas, pois isso facilita a compreensão do leitor. ENTRETANTO, apesar de ficar um texto chatinho de ler (porque você tem que voltar lá no início, rever a ideia da frase, porque tem um monte de ideias referenciando-se mutuamente) ESTÁ ESCRITO CORRETAMENTE, SIM. A pontuação das palavras está correta e mesmo todas aquelas vírgulas também estão corretas. Lamento por quem não conseguiu entender. Essa culpa é do Paulo Freire e não da gestão atual do MEC.

  • Caixa alta, sem virgulas, não justificado, mal escrito. Os redatores já foram muito melhores. É o fim, a educação foi pro brejo!

  • Mas tem mesmo que retirar vídeoos comunistas dos sites governamentais. Estamos em guerra, o mundo está e guerra! é uma guerra cultural e de narrativas: de um lado o bloco Conservador e Liberal; do outro lado, o bloco Globalista e Socialista/Comunista. E há países como a China e Cuba que desejam sim promover e espalhar o comunismo mundo afora. Além disso a China tem olhos gordos sobre o Brasil, um país rico (com um povo pobre, e comunistas adoram isso!). Para piorar China, Rússia e Irã estão plantando bases militares na Venezuela. Brasileiros, estamos em guerra sim! Ou combatemos o comunismo em todas as suas formas, ou no futuro poderemos saborear o gosto amargo de vivermos sob um regime totalitário!

  • Como é fácil constranger moralmente os não socialistas!!!

    Já o oposto nem mesmo é tentado.

    A esquerda escondeu todos os autores não socialistas, os livros escolares e mesmo nas salas de aula sempre foi proibido idéias que criticassem o movimento socialista e seus autores.

    Com o ESCOLA SEM PARTIDO, contrário a esse constrangimento imposto a bobalhões que logo querem mostrar que não ocultam, os esquerdistas SE OPUSERAM a reivindicação de que se MOSTRE OS DOIS LADOS.

    É muita diferença de comportamento. É ingenuidade, burrice e incontrolável vontade de “ficar bem na fita” com os pulhas da esquerda.
    A esquerda faz DOUTRINAÇÃO esqerdista nas escolas e universidades, escondem autores liberais que em economia nem são citados e um PULHA se sai com um chôro safado e falso e consegue constranger. PQP!!!
    Um vexame mesmo.

  • Como é fácil constranger moralmente os não socialistas!

    Já o oposto nem mesmo é tentado.

    A esquerda escondeu todos os autores não socialistas, dos livros escolares e mesmo nas salas de aula. Sempre proibiu idéias que criticassem o movimento socialista e seus autores.

    Com o advento do “ESCOLA SEM PARTIDO”, contrário a esse constrangimento imposto a bobalhões que logo querem mostrar que não ocultam, os esquerdistas SE OPUSERAM a reivindicação de que se MOSTRE OS DOIS LADOS.

    É muita diferença de comportamento. É ingenuidade e incontrolável vontade de “ficar bem na fita” com a esquerda.
    A esquerda faz DOUTRINAÇÃO nas escolas e universidades, escondem autores liberais que em economia nem são citados e um ser destes se sai com um chororô falso e consegue constranger. PQP!
    Um vexame mesmo.

  • Militar de respeito é quem enfrenta o inimigo no campo de batalha, os maricas que ficam nos gabinetes fofocando já perderqam a hombridade.

    QUEM REALMENTE LUTOU foram os “SOLDADOS” da INTERNET e PRINCIPALMENTE das RUAS. Estes que até hoje se digladiam com maníacos doutrinados e ADESTRADOS como ANIMAIS que, incapazes de opor argumentos e fatos se dedicam a repetir meias verdades e mentiras inteiras que nem todos conseguem perceber como a estratégia TROTSKYSTA para a sedução e empulhamento.

    Infelizmente o PIEGUISMO MORALÓIDE incrustrado nas mentes por ais de milênio ainda ENFRAQUECE a população de bem, ao proteger os facínoras que podem atacar com a tranquilidade de que jamais serão revidados com a mesma intensidade (como no caso de criminosos comuns, que são respeitados e bem tratados).

    O pieguismo moralóide é a melhor arma da esquerda que é mestre no USO ASSIMÉTRICO da MORAL. Aquele que apenas defende-se e não revida na mesma intensidade tem suas chances reduzidas em mais da metade. Pois o inimigo não se dá limite por saber da ASSIMETRIA com que será combatido: SE PERMITE TUDO PORQUE SABE QUE O OUTRO LADO JAMAIS REVIDARÁ na MESMA INTENSIDADE.

    – Seria OTIMO que se começasse a REIVINDICAR:

    SOCIALISMO PARA OS SOCIALI(STAS …artistas, jornalistas e milionários de esquerda deveria ser DESAPROPRIADOS de SUAS FORTUNAS FABULOSAS.

  • Galera nem sabe o que é comunismo e outra: usar o argumento de que este ou aquele é comunista é como dizer que OVNI’s são os problemas da cobertura por satélite. E outra, qual é o problema de se estudar os escritores e autores de esquerda, de direita, de centro, de dentro e de fora? O cara estudar não significa se tornar. Talvez por isso mesmo, essa galerinha que defende esse governo pífio também não saiba dizer o que venha a ser o comunismo.. ou mesmo o capitalismo. Alien..ados.

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...