NotíciasPolítica

Em PE, eleitor consegue votar duas vezes; em SP, eleitora diz que já teriam votado em seu lugar

Um eleitor – conforme o Jornal do Commércio – votou duas vezes, na manhã de hoje, dia 28 – na Zona Sul de Recife (Pernambuco). De acordo com as primeiras informações, após ele ter votado, a urna liberou automaticamente para um outro voto para presidente e o eleitor digitou novamente o número do candidato e confirmou.

O sistema não poderia ter feito a liberação automática. O caso está sendo apurado pela Justiça Eleitoral, ainda segundo o veículo de comunicação. Mas, o juiz eleitoral responsável não quis comentar o caso com a imprensa.

Em São Paulo, o bancário Leonardo Amaral, 35 anos, descobriu que outra pessoa já havia votado em seu lugar. Ao digitar o número do título de eleitor para liberar a urna, a presença de Amaral na sessão já havia sido confirmada sem que ele tivesse votado.

O Tribunal Regional Eleitoral credita o erro ao mesário. Em todo caso, o eleitor ficou sem votar.

Casos como estes estão alimentando as dúvidas que as pessoas já possuem sobre a segurança das urnas eletrônicas nas eleições no Brasil.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 1.956 urnas foram trocadas por algum problema. Isto representa 0,4% do total de equipamentos usados no pleito deste ano.

Tags
Ver mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close