EUA não deveriam ter se envolvido em conflitos no Oriente Médio, admite Trump



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após ordenar a saída das tropas americanas da Síria, admitiu nesta quarta-feira que seu país “jamais deveria ter se envolvido no Oriente Médio”.

Quase ao mesmo tempo que o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou o início da ofensiva militar no nordeste da Síria contra as milícias curdas, Trump disse em sua conta no Twitter que no Oriente Médio “acontece luta entre vários grupos que já dura centenas de anos”.

EFE

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

Jornalista e católica.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O buraco é bem mais embaixo.
    O problema no Oriente Médio começou com o fim da 1a. Grande Guerra , e o Império Otomano estava entre os perdedores, e seu território foi retalhado em diversos países menores , para que não fosse uma ameaça nunca mais . Diz a lenda que foi feita esta partilha em cima de um guarda-napo de papel de um hotel , e esqueceram de estabelecer o Curdistão, do povo curdo , que não tem terras e nem país até hoje.
    Sim , os EUA intervieram demais no Oriente Médio , e da ultima vez foi para acabar com o Sadam Hussein , que até ontem era o aliado preferencial na luta contra o Irã , antes conhecido por Pérsia , e de repente virou um inimigo para ser trucidado. O passeio das botas de soldados americanos desestabilizaram aquela região até hoje.
    O que está acontecendo neste exato momento é o presidente turco está dando uma de Hitler e fazendo a aniquilação dos curdos . Assim como Hitler quis acabar com os judeus e não conseguiu , o Erdogan , presidente turco, quer acabar com os curdos , só que ele vai conseguir isto , enquanto o mundo só olha para tudo isto acontecendo e ninguém faz porcaria nenhuma . Pois é sr. Trump . Esta seria a hora exata de por os soldados americanos para segurar os turcos neste trabalho de eliminação de um povo inteiro. Mas como não há nenhum interesse americano ameaçado , para que , né |?

  • Os islâmicos brigam entre si a mais de 1400 anos. São várias tariqas que brigam entre si e os países como os EUA e a Rússia invadem os países do oriente médio por questão de geopolítica e não por questão material como o petróleo. Quando os americanos invadiram o Iraque, qual empresa ficou extraindo petróleo na região?

Colunistas

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...