MundoNotícias

Evo Morales: “UNASUL está em crise”

O ditador boliviano Evo Morales afirmou nesta quinta-feira (12) que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) está em crise.

“Lamento muito dizê-lo que Unasul está em uma crise”, afirmou o ditador em uma declaração à imprensa em La Paz, após um encontro com o presidente eleito do Paraguai, Mario Abdo.

A Bolívia estabeleceu a meta de destravar seu funcionamento da união durante seu mandato.

Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru e Paraguai decidiram em abril passado suspender sua participação na Unasul, até que se nomeie um novo secretário-geral para substituir o colombiano Ernesto Samper, que renunciou ao cargo em janeiro de 2017.

“A Unasul é uma fachada do Foro de S. Paulo, criada para estender um manto de legalidade aparente sobre a autoridade transnacional, supranacional, ante a qual as nações se curvam com obediência reverente e silenciosa, como Olavo de Carvalho já denunciava em 2008.”

Felipe Moura Brasil

Fontes diplomáticas disseram anteriormente que a Venezuela, com apoio da Bolívia e do Suriname, vetou a candidatura do argentino José Octavio Bordón (atual embaixador em Santiago), enquanto o chanceler boliviano, Fernando Huanacuni, responsabilizou a Argentina, que lhe antecedeu, de deixar “assuntos pendentes”.

“Pessoalmente, invejo a integração de alguns continentes como Europa, África e Ásia, e temos que ter a capacidade de avançar nesses sistemas de integração”, destacou Morales.

Com sede em Quito e criada sob impulso do falecido Hugo Chávez, a Unasul abrange 14 nações, das quais seis, as maiores economias da região, suspenderam sua participação.

Fonte: AFP

Tags
Ver mais

Fernanda Salles

Jornalista/Repórter

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. De acordo com a constituição da Bolívia é lê foi elegido democráticamente, então chamá-lo de ditador falta de informação pelo menos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Close