Ex-guerrilheiro das FARC é eleito prefeito de cidade da Colômbia



Ontem, domingo (27) também foi dia de eleições na Colômbia, desta vez, para eleger novos prefeitos.

Em Turbaco, Guillermo Enrique Torres Cueter será o novo prefeito. Ele se tornou o primeiro ex-guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a assumir a chefia de governo de um município no país.

Na época de guerrilheiro, ele era conhecido como “Julián Conrado”, ou “Cantor das Farc”. Torres, da coalizão Partido Colômbia Humana – União Patriótica conseguiu 21.466 votos, o equivalente a 50,07% do total.

Ele não se candidatou pelo partido Força Alternativa Revolucionária do Comum (Farc), no qual se transformou a ex-guerrilha de mesma sigla depois de deixar as armas, em 2017.

A escolha foi por uma aliança de partidos de esquerda formada pelo movimento Colômbia Humana, do senador Gustavo Petro, e a União Patriótica (UP), segundo as informações da agência EFE.

Bogotá elege Claudia Lopez, declaradamente lésbica

Já em Bogotá, também na Colômbia, foi eleita a considerada “centro-esquerdista” Claudia López, que é declaradamente lésbica.

Beijo lésbico durante comemoração da vitória de Claudia López para prefeitura de Bogotá/Foto: Redes sociais

Com  49 anos, Lopez obteve 35,24% dos votos em uma disputa apertada com Carlos Fernando Galán (32,49%), após a apuração de 98,17% dos votos.

Esta é a primeira vez que a cidade tem uma mulher/lésbica no cargo. O feito foi considerado pela esquerda como uma “quebra” dos costumes conservadores de Bogotá.

O cargo de prefeito de Bogotá é considerado o segundo mais importante do país, atrás somente do presidente, ocupado atualmente por Iván Duque.

Sobre o Colunista

Bruna de Pieri

Bruna de Pieri

"Cheguei mesmo à conclusão de que escrever é a coisa que mais desejo no mundo" (C.L.) | Jornalista, Católica, 22 anos,

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Pois é !!!!
    O que um ex-guerrilheiro que toca violão entende de administração publica? O que ele vai fazer ? Abrir a caixa registradora do município de jogar para o ar toda a grana que estiver ali para os pobres e miseráveis pegarem ? O Hugo Chaves já fez isto com o caixa da maior empresa de petróleo da Venezuela , e deu no que deu. Venezuelanos fugindo do país.
    E a lésbica ? Esta é a única qualidade ( ? ) que ela tem ? Este é o único adjetivo usado para se eleger ?
    Quem disse que a voz do povo é a voz de Deus , fez um xingamento feio ao todo poderoso.

  • Quando o Pai resolver acabar com Sodoma e Gomorra as pessoas descobrirão que as Sagradas Escrituras não são gibis da Marvel. Não adiantará chorar.

  • O Olavo já alertado sobre isso há muito tempo atrás no programa Trueoutspeak. Que os membros das Farcs iriam largar as armas e a guerrilha gradativamente e se infiltrar na política. Agora imaginem assassinos entrando de boa na política… O lugar deles é na cadeia!

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...