Fabricio Rebelo: estamos no melhor cenário para derrubar o Estatuto do Desarmamento

fabricio rebelo 2


Em entrevista exclusiva concedida ao Terça Livre na manhã desta segunda-feira (16/9), Fabricio Rebelo, pesquisador em Segurança Pública, jurista, coordenador do Cepedes (Centro de pesquisa em direito e segurança) e autor do livro Articulando em Segurança: contrapontos ao desarmamento civil, falou sobre a posição atual da luta pelo fim do Estatuto do Desarmamento e o que esperar para o futuro.

Com tantas agendas que o governo Bolsonaro lida simultaneamente, fica difícil algumas vezes acompanhar tudo, por isso, Rebelo que é especialista no assunto, veio nos atualizar.

Ele falou quais as modificações foram feitas da proposta inicial para a que alcançamos hoje, como tramita no Congresso a proposta e quais as perspectivas de futuro.

Fabricio afirmou que estamos no melhor cenário para derrubar o Estatuto do Desarmamento, dadas as mudanças de cenário do Brasil após 9 meses de governo Bolsonaro, que permitem uma nova argumentação capaz de demolir a oposição.

Confira

Sobre o Colunista

Ricardo Roveran

Ricardo Roveran

Estudante de artes, filosofia e ciências. Jornalista, crítico de arte e escritor. Escrevo por amor e nas horas vagas salvo o mundo.

Twitter: @RicardoRoveran

27 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu tenho propriedades rurais, vendo minhas hortaliças.
    Contra INVASORES, tenho arma sim.
    Direito que me assiste, defender propriedade e vidas no trabalho.

  • Hugo, creio que o autor tenta dar o melhor de si , para salvar algumas pessoas da ignorancia intelectual que arrasou este país!, no caso do Ricardo trazendo matérias para instigar nosso pensamento de qual é o melhor caminho a ser percorrido ! Precisamos ser salvos de nós mesmos quando nossa mente nos aprisiona e não percebemos nada além do que pensamos e acreditamos …

  • Para obter armas é preciso registrá-las. Medíocre.
    Principalmente quem levanta cedo, no trabalho agrícola, para sustentar o país.

    BÊSTA!

  • Faça o favor de ir lá , com urgência, estado fluminense, no momento, em Jacarezinho, RJ, bala pipocando.

    Traficantes. É a favor?

  • Cretinice.
    As ideias são muito mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas, porque deveríamos permitir que tenham ideias?

  • Do autor Ben-Hur, Charlton Heston:

    ___ Não existem “armas boas ” ou “armas más”.
    Qualquer arma nas mãos de um homem mau é uma coisa ruim.
    Qualquer arma nas mãos de uma pessoa decente não é uma ameaça para ninguém a não ser para as pessoas más.”

  • KKK Brasil 5 mundial em feminicidios com liberação nessa república das bananas será pior ainda mas kk somos 1 mundo kk

  • Oh Sandy é só homem de bem que usa fuzil na favela?
    É Lucas a mulher vai ter acesso as armas também com flexibilização das armas…
    Se não gosta de arma e só não comprar.

  • Os argumentos desses armamentistas não s sustentam, mais de 70 % dos brasileiros rejeitam essa ideia, porque não se faz um novo plebiscito ? Sem campanha com fake news é claro

  • TOTALMENTE APOIADO…SOMOS PESSOAS DE BEM, PRECISAMOS TER MEIOS DE NOS PROTEGER… ABAIXO AO DESARMAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Acabar com o estatuto do desarmamento.. você está de brincadeira….em um país aonde não temos paz para sair de casa vem uma pessoa falar que e especialista em segurança ..vai morar na periferia depois vc fala ..de desarmamento…aqui só se vivo quem tem no mínimo um 38..sai de traz da mesa Zé..

  • Então, se 70% da população são a favor do desarmamento, vejamos, desse percentual 20% estão desempregados, 5% presos , 80% não tem o que roubar que justifique ter arma, 69% não tem condições de possuir e documentar arma legalmente, 50% não tem condições psicológicas, , nem motivos pra ter arma,

    Então porque discutir direito de defesa, de quem precisa, com pessoas totalmente alheias ao direito individual,

    Na hora de construir ninguém quer, na hora de tomar ?

  • Eu não vi até o momento nenhuma providência do governo para revogar o famigerado Estatuto do Desarmamento. O que se vê é um decreto aqui e outro ali sem aplicação prática e muito blá, blá, blá. Estamos aguardando algo efetivo….

  • Primeiramente, os tais desocupados da peste 13 e associados do mal, os famigerados desarmamentistas, tinham como unica idéia bagunçar o país e dexar a populaçao desarmada de consciencia e ao leo da lei comunista.
    Nunca tieram ou tem cunho de cultura prque sao meros patetas e ladroes.
    Somos uma sociedafe madura porque evoluimos ao contrario desta cambada de marginais que dominou o Brasil.
    Vamos voltar a ser com éramos na decada de 70/80 e 90.
    Aliado a essa baderna vermelha ainda tínhamos a infelicidade de ouvir e ver emissoras expúrias como globosta e bandnada, alem de datafora e outros…
    Mudamos, crescemos e destruiremos o mal a cada dia.
    UMA POPULAÇAO BEM ARMADA E INSTRUIDA, ACABA COM QUALQUER IDEAL COMUNISTA RETROGADO…

  • Então vamos pra um plebiscito msm, partiu tudo ou nada, tenho a total convicção que a maioria esmagadora da população quer o fim do desarmamento no Brasil.

    Só que depois desse plecisto espero que a esquerda aceite o resultado e pare de impedir o que a maioria do povo quer, vc’s não aceitaram o plebisto de 2005 e forçaram o desarmamento no país.

  • O governo Bolsonaro tem até mostrado boa vontade com o armamento civil, mas péssima execução e talvez por inexperiência, não deviam se focar em decretos e sim em um projeto que revogue o estatuto do desarmamento, como o PL3722/2012 do Peninha.

    Vai demorar muito pro nosso país virar um Uruguai ou Paraguai no direito a posse e porte de armas.

  • Para os homens honestos, firmes e fortes, caninho na cinta e documento de porte de arma no bolso, para a esquerdalha nojenta defensora de criminosos, que fiquem com sua urina, fezes e o consolo na mão.

  • Moro em área rural. É imprescindível a posse de armas para evitar invasões e crimes nestas propriedades. Chega de MST invadindo, matando e saqueando.

  • BOA NOITE TEM QUE LIBERAR PORTE DE ARMA SIM:; OS ROUBOS AUMENTARAM DEPOIS QUE BOSSOLNARO VETOU?? QUERO BANDIDO ASSALTAR VAI PENSAR MIL VES EU APOIO SIM A TODOS DETETIVE DE SP TAMBEM APOIA??:

Blog Authors

Alexandre PachecoAlexandre Pacheco

Alexandre Pacheco é Professor de Direito na FGV, Advogado, Palestra...

Guilherme Galvão VillaniGuilherme Galvão Villani

Mariliense. Gosto pela Administração, Contabilidade e Finanças. Atu...

Juliana GurgelJuliana Gurgel

Católica, produtora, doutora em artes da cena, professora e aikidoista.

Paulo FernandoPaulo Fernando

Advogado, professor de Direito Constitucional e Eleitoral para concu...

Polibio BragaPolibio Braga

Políbio Braga é um jornalista e escritor brasileiro. Nascido em S...